Delegação de Bragança da ACEGE reativada e recebida por D. Nuno Almeida
O bancário e gestor Bernardo Alves assumiu os destinos da delegação de Bragança da Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE). A nova equipa, que inclui, ainda, os empresários Pedro Santos, Luís Rio, Maria Gomes e Cátia Afonso, foi recebida, na semana passada, pelo bispo de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.
“A visita para além de servir para apresentar os cumprimentos, permitiu reforçar os principais eixos de ação desta associação, cuja matriz de valores assenta na promoção de uma cultura de responsabilidade social empresarial. Através das suas iniciativas de âmbito nacional ou regional, a ACEGE tem sempre como principal objetivo a humanização do ecossistema empresarial, inspirando e reforçando os líderes empresariais a assumirem uma ação transformadora nas empresas e na sociedade”, frisou Bernardo Alves.
O Núcleo Regional de Bragança pretende retomar a realização de encontros periódicos, “onde se possa discutir, partilhar e refletir, acerca de temáticas associadas à liderança empresarial e à valorização do “propósito empresarial”, enquanto fator de união de todos os colaboradores”.
Para além de programas antigos como os “Pagamentos pontuais a Fornecedores”, colocará à disponibilização dos seus Associados o programa de certificação de “Empresas Familiarmente Responsáveis (EFR)”, "que permite conhecer, sistematizar e gerir as políticas de valorização dos trabalhadores e de conciliação do trabalho e da família, tornando essas políticas, muitas vezes já existentes nas empresas, mais efetivas e eficazes no apoio às famílias, aumentando dessa forma a felicidade e a performance de cada colaborador", explicou Bernardo Alves.
Outros dos programas emblemáticos que a ACEGE tem desenvolvido é o programa “Semáforo”, que permite conhecer e combater os riscos de pobreza sociais e financeiros dos colaboradores, identificando ações que a empresa pode realizar para lutar contra essas situações.
As atividades da ACEGE envolvem anualmente mais de 2.000 empresas e pretendem sinalizar uma nova cultura de responsabilidade social empresarial, alinhada com os critérios ESG (responsabilidade ambiental, social e de governance).
As próximas atividades em Bragança decorrerão já no próximo mês de junho.