A opinião de ...

Autarquias e Saúde – Breves notas (III)

Autarquias e Saúde – Breves notas (III)
Prosseguindo as sugestões que tenho vindo a anunciar, apresento, por último, uma breve sugestão sobre um processo de Promoção da Saúde. Uma vez mais, evidencio o que referem a obra Promover a Saúde – dos fundamentos à ação, já citada anteriormente.
Ação das autarquias – uma proposta
Trata-se de um diagrama adaptado que faz notar diversos aspetos da atividade que designo de Promoção da Saúde a nível autárquico em estreita coordenação com a instituição de saúde, retirado e adaptado da obra citada, pág. 52.
Promoção da saúde
Ficam evidenciadas as ligaçôes entre educação, prevenção e proteção da saúde. Vejamos alguns exemplos de medidas nesta tripla vertente:
1.º Medidas preventivas: vacinação, rastreio da hipertensão, vigilância do nível de desenvolvimento infantil; também: formação e aconselhamento sobre cessação tabágica;
2.º Proteção do ambiente: fluoretação das águas, recolha e tratamento de resíduos; tratamento de águas residuais;
3.º Promoção de atitudes ativas de saúde por parte dos cidadãos: medidas informativas sociais sobre atuação no que respeita à separação dos lixos, à deposição no exterior de dispositivos usados em tempos de pandemia;
4.º Promoção da saúde visando a participação dos cidadãos na vida comunitária (v.g, acompanhamento da atividade municipal).
Meios comunicacionais: desdobráveis a distribuir porta a porta; encontros parcelares com jovens e idosos; disponibilização de mensagens sobre programas de saúde e de prevenção nas escolas, nos locais de trabalho, nos lares, enfim na comunidade.

Edição
3871

Assinaturas MDB