A opinião de ...

Volta o tempo seco e estável, mas por fim mais fresco.

Os últimos dias foram pautados pela instabilidade, que coincidiu justamente com o período de Todos os Santos, quando milhares de transmontanos rumam às terras natal para a homenagem anual aos fiéis defuntos. Qual foi o impacto do “rio atmosférico” na nossa região? A verdade é que efetivamente trouxe a tão desejada chuva, mas também é verdade que foi pouca, os valores acumulados ficaram aquém do simulado pelos modelos, segundo os dados da EMA de Bragança, no dia 28 caíram apenas 0.8 litros por m2, dia 29 um pouco mais, 20.6 e dia 31 acumulou 18.3, totalizando do mês de outubro apenas 54.4 litros por m2, quando a média da estação é de 84.8 litros, ou seja, nem este evento conseguiu inverter a situação e outubro terminou como um mês seco na região. Olhando para outras estações, verificamos que as acumulações foram muito modestas, no dia 29, Vinhais 34.9, Macedo de Cavaleiros 22, Mogadouro 26.3 ou Moncorvo 19.5, no dia 31, Mirandela 17.1, Carrazeda de Ansiães 24.3, Bragança (Aeródromo) 26.9.
Apesar de pouca, a precipitação registada ajudou um pouco na recuperação dos níveis de humidade dos solos, no entanto mantêm-se com índices de água no solo muito reduzidos em especial nos vales do Tua e Douro e no Planalto Mirandês, necessitamos de mais chuva, mas de momento parece que tal não irá ocorrer.
Continuamos com o padrão de largos períodos de bloqueio anticiclónico intercalado com pequenos períodos de precipitação e tudo indica que pouca ou nenhuma chuva haverá nos próximos dias, a massa de ar húmida e quente foi substituída por outra, muito mais seca e de origem polar, devolveu-nos o tempo fresco, em linha com o normal para a época, com madrugadas e manhãs frias, com geadas e inversões térmicas nos vales e terras baixas.
Nos próximos dias, não espero grandes novidades no que toca aos valores das temperaturas na nossa região, em Bragança as mínimas podem chegar aos 0ºC no fim-de-semana e as máximas a variar entre os 13 e os 16ºC, em Mirandela, as mínimas deverão variar entre os 0 e os 4ºC e as máximas entre os 16 e os 18ºC, em Macedo de Cavaleiros entre os 0 e os 4ºC de mínima e os 12 a 15ºC de máxima, Miranda do Douro entre os 1 e os 4ºC de manhã cedo e os 12 a 15ºC ao meio-dia.
Em suma, de momento continuaremos com tempo estável e sem grandes motivos de interesse, quando precisávamos com urgência de um padrão puramente outonal e húmido, não nos esqueçamos, ainda falta o verão de São Martinho.
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes.

Edição
3857

Assinaturas MDB