A opinião de ...

“Em Março, de manhã pinga a telha e à tarde sai a abelha.”

No sábado passado, quando eram 09:37 em ponto chegou a primavera astronómica, duas vezes por ano, o movimento da Terra faz com que o Sol se alinhe com o Equador e nos dê horas iguais de dia e de noite, nos dias do Equinócio, a noite dura o mesmo que o dia, e é isso que a palavra “Equinócio” significa na sua etimologia: “Noites iguais”. Os equinócios ocorrem duas vezes por ano, na primavera e no outono, nas datas em que o dia e a noite têm igual duração, a partir daqui até ao início do outono, o comprimento do dia passa a ser maior do que a duração da noite, devido ao Sol percorrer um arco mais longo e mais alto no céu todos os dias, atingindo uma altura máxima no início do Solstício de Verão, é exatamente o oposto no Hemisfério Sul, onde o dia 20 de março marca o início do Equinócio de Outono. Esta estação prolonga-se por 92 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de junho às 03:32 horas.
No dia 23 assinalou-se o dia Mundial da Meteorologia, para comemorar o dia da entrada em vigor da Convenção que instituiu a Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 1950, como agência especializada das Nações Unidas para a meteorologia e clima e, posteriormente, para a hidrologia e ambiente.
O mês de março está a decorrer de forma bem diferente dos últimos anos, a estabilidade tem pautado as conduções meteorológicas na nossa região e choveu pouco, a estação oficial de Bragança apenas registou precipitação em 3 dias, no dia 1, 2 e 11, totalizando apenas 5.1 litros por m2, quando a média mensal é de 44.3 litros, ou seja um défice muito significativo que já está a passar fatura nas percentagens de água nos solos, que tem vindo a descer de forma significativa ao longo do mês. No que toca às temperaturas as geadas não foram muitas mas apareceram nos últimos dias, no dia 21 Bragança atingiu os -2.9ºC, um valor muito abaixo da média mensal de temperatura mínima que se fixa nos 2.9ºC, a temperatura máxima registada foi de 18.7ºC no dia 17, em suma, um mês com grandes amplitudes térmicas, madrugadas e manhãs frias e ambiente muito agradável nas horas centrais do dia.
Nos próximos dias não espero novidades, o tempo continuará em geral estável, as temperaturas, tanto mínimas como máximas deverão subir, em especial a partir de domingo, não se prevê precipitação pelo menos até ao fim do mês.
Dada a incerteza das previsões a prazo, aconselhamos o acompanhamento das atualizações de todas as informações na página de Facebook e Twitter do Meteo Trás-os-Montes - Portugal.

Edição
2825

Assinaturas MDB