Já conhece a Rede Transfronteiriça de Inovação e Competitividade para o Comércio Tradicional (ICCO)?
O projeto ICCO é uma iniciativa que procura modernizar e tornar mais competitivo o comércio tradicional transfronteiriço em Portugal (Bragança e Vila Real) e Espanha (Valladolid e Zamora), municípios que estão em risco de despovoamento, adaptando-os às novas exigências do mercado e às mais atuais tendências do consumo.
Esta rede transfronteiriça analisa o comportamento do consumidor no comércio local nesses municípios através do uso de tecnologias inovadoras, com o intuito de retirar conclusões sobre as exigências atuais dos consumidores e as tendências de consumo, para assim melhorar a competitividade desses comércios.
O ICCO tem como objetivos principais:
Desenvolver uma metodologia para avaliar a competitividade do comércio tradicional
Realizar um estudo sobre o comportamento do consumidor e tendências de consumo;
Sensibilizar o consumidor sobre a importância do comércio tradicional;
Identificar e aplicar boas práticas;
Aconselhar 80 estabelecimentos comerciais de pequenos municípios para implementar planos de ação personalizados.
Criar uma Rede de Inovação e Competitividade para o Comércio (Rede ICCO).
Desta forma, o projeto ICCO espera contribuir para um comércio tradicional mais competitivo e sustentável, que encha de vida as praças e as ruas das nossas cidades e territórios.
A Rede ICCO oferece ainda uma plataforma online em português e espanhol, onde os comerciantes podem aceder a ferramentas, materiais e conhecer os eventos a decorrer. Esta é uma oportunidade única para revitalizar o comércio tradicional e promover a sustentabilidade local.
Todos os comerciantes interessados estão convidados a participar e a beneficiar desta iniciativa. Para isso basta inscrever-se na Rede ICCO na plataforma de adesão ou entrar em contacto com os parceiros do projeto para mais informações.
Juntos podemos transformar o comércio tradicional num motor de desenvolvimento regional!
Informe-se connosco.
A DECO tem um protocolo de colaboração com o Município de Alfândega da Fé (279 463 476; dese@cm-alfandegadafe.pt) e com o Município de Macedo de Cavaleiros (278 098 078; gae@cm-macedodecavaleiros.pt) e presta apoio presencial gratuito aos consumidores nestas localidades. Agende o seu atendimento connosco! Saiba mais em deco.pt