A opinião de ...

II Epístola do cimo de Portugal aos donos disto tudo

Senhores
Eu bem sei que desde a rebolução francesa, no séc. XVIII, bos preocupais munto em dibidir a politica entre squerda e direita. Dá-bos jeito que seja assim. E pronto.
Tudo o que bem da squerda é bom. Tudo o que fai a squerda é bom e bem feito. A squerda é progresso, desenbolbimento, pleno emprego e postos de trabalho c’até s’arramam.
E tudo o que bem da direita é mau. Tudo o que fai a direita é mau e mal feito. Nem squer admitis que o mau pode ser bem feito.
E co’isto bos entreteis há mais de 200 anos.
Mas nun é bem assim.
A realidade, de bez in quando deixa-bos de queixo caído.
Olhais munto p’ró Bolsonaro do Brasil, p’ró Trump, p’ra Israel, p’rá Hungria, p’rás Filipinas, p’rá Arábia Saudita. Mas nun quereis ber a Rússia de Putin, a Bielorússia de Lukashenko (tontoshenko e loucoshenko) nun stariam melhor?, a Niarágua de Ortega a Benezuela de Maduro o México de Labrador.
C’mo bos esqueceis que fosteis os primeiros a fazer coligações c’oa strema direita na Áustria, há mais de 10 anos. C’mo bos squecesteis so Siryza de Tsipras e Varoufakis da Grécia que fez coligação c’ao strema direita para chegar ao governo grego. Mas queríeis bós que olhásemos p’ró PT de Lula e Dilma c’mo exemplos de seriedade e transparência.
Ber e oubir as bosas proclamações de liberdade e de democracia nun passa d’um inchente de rir.
P’ra nun bos falar daquele Chanceler alemão (o sr Shoroder) do SPD (partido socialista alemão) que foi forçado p’los russos a ser presidente da empresa russa que fornece o gás natural à europa. Ou d’aquele primeiro-ministro italiano, Betino Craxi, líder do PS italiano que fugiu p’ra Tunisia e lá morreu p’ra nun ser julgado e condenado por actibidades criminais na Itália. Ou ainda no «Dia da Ira» proclamado por um partido palestiniano que bós nun bos cansais d’apoiar.
Mas eu sei quem sois, ó que bindes e o que quereis. Bós lutais munto contra as tiranias (só algumas) p’ra tentar impor a bosa. E por isso bos encaixo entre a squerda do Hitler e direita do Pinochet.
Do Pai Nosso só bos interessa o «benha a nós» o resto nun conta.
Dissesteis de Sá Carneiro, Cabaco Silba e Passos Coelho barbaridades, calúnias e até insultos.
Mas na (bosa) rifa saíu-bos um Sócrates, um Bara, um Robles (do AL), um pide c’mó Medina e o deputado do BE que smontaba a namorada dia sin dia não. Gostaba munto d’olhar p’ra bós co respeito que tibe (e tenho) por Olof Palm, Helmut Schemit, Filipe Gonzalez, Santiago Carrillo ou Mário Soares. Mas nun poso.
Porque bós nun pasaia d’uns pândegos.

Edição
3839

Assinaturas MDB