Suspensão da celebração comunitária da Missa e cuidados a observar nos funerais
Comunicado da Diocese Bragança-Miranda
Em sintonia com as determinações da Conferência Episcopal Portuguesa (reproduzido em baixo), na Diocese de Bragança-Miranda suspendem-se as celebrações comunitárias.
Contudo, cada sacerdote celebrará diariamente uma eucaristia sem povo, por todo o povo que lhe está confiado.
As autoridades sanitárias recomendam que não se façam os velórios, nem se apresentem pessoalmente as condolências à família, pois já se identificou que com esse comportamento se tem contribuído para a transmissão do Covid-19.
Continuarão a celebrar-se as exéquias, só com a família direta. As missas de 3º dia e de 7º dia ficam suspensas até que se possam celebrar com a participação do povo.
Bragança, 13 de março de 2020
Comunicado da Conferência Episcopal Portuguesa
Em consonância com as indicações do Governo e das autoridades de saúde, a Conferência Episcopal Portuguesa determina que os sacerdotes suspendam a celebração comunitária da Santa Missa até ser superada a atual situação de emergência.
Também devem seguir-se as indicações diocesanas referentes a outros sacramentos e atos de culto, bem como à suspensão de catequeses e reuniões.
Estas medidas devem ser complementadas com as possíveis ofertas celebrativas na televisão, rádio e internet.
Permaneçamos em oração pessoal e familiar, biblicamente alimentada, confiados na graça divina e na boa vontade de todos.
Lisboa, 13 de março de 2020