Ambiente

Seca está a ser monitorizada pelo Ministério do Ambiente mas produtores antecipam mau ano agrícola

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-02-03 09:15

O distrito de Bragança já tem zonas de seca severa, mas a produção de energia mantém-se nas barragens e nas principais albufeiras de abastecimento da rede pública a situação ainda não é preocupante. A barragem da Serra Serrada em Bragança continua cheia, o Baixo Sabor está a 86% e Foz Tua a 93%.
No entanto, os agricultores e produtores de gado do distrito estão preocupados com as sementeiras que sem água não vingam e apesar de não haver falhas ainda para os animais “a continuar sem chover mais algumas semanas, vamos ter problemas de certeza”, explicou João Choupina da Associação de Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa, que admite que se advinha um mau ano agrícola.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática decidiu na passada terça-feira que até fevereiro, os armazenamentos por bacia hidrográfica apresentam-se inferiores à média (1990/91 a 2020/21), exceto para as bacias do Douro, Vouga, Guadiana e Arade. Das 60 albufeiras monitorizadas, 11 apresentam níveis de armazenamento acima dos 80% e 15 têm níveis inferiores a 40 do volume total.

Assinaturas MDB