SACRAMENTO DO CRISMA
Havendo dúvidas sobre a administração do sacramento da Confirmação, em tempo de “sede vacante”, informam-se os Rev.dos Párocos, Catequistas, comunidades cristãs e familiares dos que vêm fazendo a preparação para o Crisma:
1. Possibilidade de celebração
O Santo Crisma pode ser conferido, desde que haja a preparação devida.
2. Ministro da Confirmação
“O Ministro originário é o Bispo. Assim se manifesta o laço do crismando com a Igreja na sua dimensão apostólica. Quando o presbítero confere este sacramento - como acontece ordinariamente no Oriente e em casos especiais no Ocidente - o laço com o Bispo e com a Igreja é expresso pelo presbítero, colaborador do Bispo e pelo Santo Crisma, consagrado pelo Bispo” (Compêndio CIC, 270).
Conforme o n.º 240 do Diretório “Apostolorum Successores”, o Administrador Diocesano pode administrar o Crisma ou conceder a outro presbítero a faculdade de o fazer.
Por conseguinte, poderá ser concedida essa faculdade, sempre que necessário e para cada celebração, além dos delegados, aos Arciprestes/Vice Arciprestes, ou até a outro sacerdote.
3. Dignidade do sacramento da Confirmação
Recomenda-se a leitura atenta dos preliminares do Ritual.
O “azeite perfumado” que se usa na unção (Chrisma) do sacramento da Confirmação é CONSAGRADO, na Missa Crismal, pelo Bispo com os sacerdotes seus cooperadores. É distinto dos outros “Santos Óleos” que, na mesma celebração, são apenas benzidos.
4. Deverá ter um caráter festivo e solene
Este conseguir-se-á, mais facilmente, juntando todos os confirmandos numa celebração comunitária da Unidade Pastoral ou, até, do Arciprestado.
5. Possibilidade de adiamento
Entretanto, se possível, adiar a celebração ou não a programar, até à chegada do Pastor Diocesano que aguardamos e, esperamos, seja breve. Para que assim aconteça, recomenda-se a insistente oração pessoal e comunitária, conforme as instruções da Igreja e os formulários já enviados pelo Secretariado Diocesano da Liturgia e Espiritualidade.
Serviços Centrais da Cúria Diocesana, 7 de março