Nordeste Transmontano

Projeto para remoção de barreiras no Sabor vai começar

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-01-12 09:59

A Associação Natureza Portugal e a WWF estão a iniciar um estudo preparatório que vai permitir planear a remoção de barreiras fluviais no rio Sabor, no concelho de Bragança, adiantou ao Mensageiro uma fonte ligada ao projeto.
Trata-se de um estudo que visa retomar a preparação para a remoção do açude do Prado Novo, na zona do Montesinho, e dar início aos processos de autorização para a remoção de uma segunda barreira próxima da aldeia de Gimonde. “Ambos os açudes já tinham sido identificados como prioritários para remoção por um estudo do ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas em 2014. Com esta remoção, estaremos a beneficiar espécies nativas de peixes, bem como mamíferos altamente ameaçados como a toupeira-de-água, que ocorre apenas em algumas partes do norte de Portugal, Espanha, Andorra e França”, indicou a mesma fonte.
Estes estudos que decorem também nos rios Sousa (Felgueiras) e Vascão (Serra do Caldeirão) estão a ser desenvolvidos com o apoio e financiamento do programa European Open Rivers Programme, uma organização que atribui fundos dedicados à remoção de barreiras para o restauro da continuidade fluvial dos rios. O financiamento vai permitir realizar visitas de campo para identificar e mapear barreiras fluviais nos três rios, bem como para estudar a viabilidade da sua remoção; desenvolver o trabalho de comunicação com os proprietários das barreiras, comunidades locais e respetivos municípios; mapear e estudar outras barreiras que possam existir no mesmo rio; obter as autorizações necessárias para a remoção; e preparar os planos de remoção e restauro do rio.

Assinaturas MDB