Mensagem de Natal 2023 de D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda

Presépios vivos de alegria e de esperança

Publicado por + Nuno Almeida, Bispo de Bragança-Miranda em Qui, 2023-12-21 10:16

Saudação de paz!

Um ambiente consumista “apoderou-se” do Natal e de tudo o que o rodeia. Do Natal aprecia a poesia, a amizade que suscita, os presentes, a abundância das mesas, as luzes, as estrelas, os cânticos. O nosso mundo aposta no Natal tendo em vista o maior lucro do ano, mas não se lembra de Jesus! Ele “veio ao que era Seu e os Seus não O receberam” (Jo 1, 10) e “não havia lugar para Ele na hospedaria” (Lc 2, 7), nem sequer no Natal.

A diversidade de atitudes e de celebrações natalícias indiciam que no coração de todos cresce a sede de fraternidade. Apercebemo-nos hoje de que os “bens relacionais” são cada vez mais preciosos, porque à medida que se dá o aquecimento global do planeta, parecem tornar-se cada vez mais frias e fugazes as relações humanas.

Apesar da guerra que parece imparável em Gaza, em Israel, na Ucrânia, no Sudão do Sul e em tantos outros lugares, a luz e o calor do Presépio aquecem o coração, afastam os medos e iluminam fraternalmente os rostos. O Natal somente nos autoriza um olhar de irmão e irmã, pois foi para realizar o sonho da fraternidade universal que Jesus nasceu em Belém!

O “Menino de Belém”, apresentado e reconhecido como “Príncipe de Paz”, continua a irmanar-nos íntima e solidariamente com todos os que passam tribulação. Deus quer continuar a anunciar ao mundo a alegria e a esperança do Seu amor, também através de nós. Como é bom tudo fazer para que à nossa volta cresçam a comunhão e a fraternidade, pois o Natal acontece sempre que alguém encontra alguém, o trata como irmão ou irmã, lhe abre a casa, o coração e lhe estende a mão.

Não deixemos, por nada, que nos roubem a alegria e a esperança do verdadeiro Natal! Com criatividade, tornemo-nos casa e caminho para que estes bens alcancem a todos.
Em cada ano, desde há 800 anos, são construídos presépios lindos, originais e há até presépios ao vivo. Se acolhermos a mensagem do verdadeiro Natal, compreenderemos que o mais importante é que haja presépios vivos: o meu, o teu, o nosso coração! É aí que Jesus quer renascer!

Presépios vivos são também as famílias e as comunidades da nossa Diocese “unidas e reunidas no amor verdadeiro para oferecer a todos a alegria e a esperança do Evangelho”!
É nestes “berços” que Maria quer de novo colocar o seu Filho para nos iluminar. Neste Menino sentimos Deus ao nosso lado, Deus connosco, Deus para nós, Emanuel.

Um santo Natal e feliz Ano Novo para todos!

Assinaturas MDB