"O desenvolvimento sustentado tem falhado" lamenta Adriano Moreira
Portugal tem respondido de uma maneira positiva à questão dos refugiados, defendeu Adriano Moreira em Bragança, à margem da conferência “As comunidades portuguesas e as migrações”, que proferiu na passada quinta-feira, na biblioteca municipal, todavia, destaca, "o país tem que olhar à proporcionalidade da responsabilidades assumidas em função das suas capacidades, contribuindo na medida das possibilidades", acrescentou o professor e estadista português.
Na questão das migrações há dois pressupostos que estão a ser violados, nomeadamente "o mundo único e a terra casa comum dos homens", defendeu Adriano Moreira, que considera que o desenvolvimento sustentável, como novo nome da paz falhou. "Há guerra em toda a parte, com centenas de criança em combate e outras dificuldades causadas pelas migrações", referiu.
O estadista lamenta ainda que as migrações "tenham sempre de ser avaliadas pelos efeitos do terrorismo, que procura quebrar a confiança entre a sociedade civil e os seus governos e estão a conseguir", afirmou.
(artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)