Vimioso

‘Máscaras Rituais de Portugal’ apresentado em Santulhão

Publicado por . em Qui, 2022-08-11 09:56

A antecipar os rituais festivos do solstício de inverno, em plena estação de verão, durante o qual não ocorre qualquer mascarada em Trás-os-Montes, mas que representa um importante período de regresso das comunidades da diáspora, é dada à estampa “Máscaras Rituais de Portugal - coleção de Roberto Afonso: Entrudo de Santulhão (Vimioso)”, a mais recente obra do autor e colecionador.

O livro resulta da exposição que esteve patente na Casa da Cultura de Vimioso, entre 29 de outubro de 2021 e 31 de janeiro de 2022, na qual foi dado destaque ao Entrudo celebrado na localidade de Santulhão. Ilustrado com vários registos fotográficos desta festa e complementado com textos da autoria de Roberto Afonso, colecionador, investigador e presidente da Assembleia da Academia Ibérica da Máscara, o livro dá a conhecer aspetos fundamentais desta genuína manifestação da cultura popular santulhanense, reproduzindo, também, alguns testamentos lidos no culminar do grandioso cortejo que acontece a cada Terça-feira de Carnaval.

Numa segunda parte da obra são apresentadas imagens de todas as assemblages compostas pelo colecionador, com máscaras e fragmentos dos trajes e acessórios usados nas festas que integraram a exposição, identificação das mascaradas que cada uma representa, data e localidade em que ocorrem, características da máscaras e respetivos artesãos | artistas.

O livro, editado pelo Município de Vimioso, surge no seguimento de dois anteriores, o primeiro editado pelo Município de Bragança, em 2019, onde a coleção foi apresentada pela primeira vez, durante a Mascararte de 2017, seguindo-se uma publicação do Município de Vinhais, em 2020, dedicada exclusivamente às Mascaradas Vinhaenses.

Com uma apresentação gráfica de grande qualidade, com apurado rigor e elevado interesse histórico e etnográfico, a obra constitui um importante marco na preservação e divulgação de traços bem caraterísticos das raízes e identidade cultural do concelho de Vimioso.
A apresentação decorre domingo, às 16h00, na Junta de Freguesia de Santulhão (Vimioso).

Assinaturas MDB