Nordeste Transmontano

Marcelo vê luz ao fundo do túnel para resolver problemas dos professores

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-02-23 11:07

O Presidente da República considera que o primeiro-ministro abriu “uma janelinha” para que um acordo possa chegar entre o Governo e os professores depois do Carnaval e antes da Páscoa. “[António Costa] abriu uma janelinha. Têm sido dados passos em muitos dossiers que estão a avançar. Agora fala-se da periodicidade dos concursos de professores deixarem de ser de quatro em quatro anos e passarem a ser anuais”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, em Podence, na passada sexta-feira, depois de ter sido confrontado por dezenas de professores, afetos ao STOP (Sindicato de Todos os Profissionais de Educação), que o aguardavam com tarjas alusivas às suas principais preocupações.

O Presidente da República disse ter uma crença: “acredito que vai a caminho, não direi de uma solução perfeita, mas de uma solução que cubra um número muito elevado de problemas dos professores e que dê um sinal de esperança.”

Para Marcelo, a situação dos professores, em muitos casos, “é diferente de outros setores (...), porque já tinham muitos fatores negativos acumulados e apanhou um conjunto de professores longe do fim de carreira que foram prejudicados por vários Governos”, afirmou o Chefe de Estado que rematou: “Todos esperam que depois do Carnaval se possa ver uma luz ao fundo do túnel.”

Rui Feliciano, dirigente do STOP diz ter ficado agradado com a “solidariedade” manifestada pelo Presidente da República. “Mostrou-se sensível e prometeu que é um assunto para resolver. Ele é um homem sensato e estas palavras dão-nos alento para continuar a lutar”, disse.

Ainda assim, a luta de todos os profissionais de educação promete continuar nos próximos dias. Já esta noite, o STOP promove, em Mirandela, uma vigília “por uma escola de qualidade” com concentração no parque do Império e que pretende organizar um cordão humano.

Assinaturas MDB