Macedo mantém série negativa após derrota caseira com o Berço
Vida difícil para Rafael Nascimento que viu, este domingo (24), o Macedo de Cavaleiros perder com o Berço Sport Clube, por 1-2, na sua quarta derrota consecutiva, na Série B, do Campeonato de Portugal.
A formação macedense começou a partida instalada na metade de campo vitoriana, procurando a pressão dos dois avançados fixos entre os defesas do Berço, confundindo as marcações. A equipa da casa susteve bem a pressão e até dispôs da primeira grande oportunidade da partida, aos 21’. O extremo Davide Rodrigues recorreu à sua velocidade e testou os reflexos de Pedro Fernandes. Minutos depois, aos 27’, o golo surge por intermédio de Miguel Silva. O defesa aproveitou o alívio de Pedro Fernandes, na sequência de um livre, para de primeira inaugurar o marcador.
Até ao intervalo, o Berço ainda criou mais uma oportunidade, após uma boa arrancada de João Silveira que terminou num remate forte a passar perto do alvo.
O regresso do descanso foi positivo para a equipa da casa que alcançou o empate, aos 49’, por Afonso Souza. O avançado mostrou boa presença na área, desviando o cruzamento de Kika para o fundo da baliza. Apesar das poucas oportunidades consentidas por ambos os lados, foi o Macedo de Cavaleiros que voltou a espreitar uma oportunidade, com David Carvalho de cabeça, aos 57’.
Foi no melhor momento do Macedo de Cavaleiros, que a formação visitante chegou ao golo. Aos 73’, o capitão Gonçalo Silva respondeu de cabeça ao livre de David Rodrigues. Um golo que realça a tendência negativa do Macedo de Cavaleiros nas bolas paradas, nos 6 golos sofridos no Campeonato de Portugal, 5 deles foram de bola parada.
Até ao final, a equipa de Rafael Nascimento ainda dispôs de oportunidades para garantir o empate, primeiro com João Loureiro e depois com Kika a reclamar de uma alegada penalidade. Já nos descontos, nota para a expulsão de Alex Machado por reclamar uma decisão da equipa de arbitragem.
Confirmada a derrota após o apito final, o Macedo de Cavaleiros mantém o nono lugar sem qualquer ponto somado. A formação do Berço sobe para o 3.º posto com 8 pontos.
Miguel Machado, treinador-adjunto do Berço SC, elogiou o adversário e lembrou a competitividade existente no Campeonato de Portugal. “Foi um jogo difícil, tal como esperávamos. A série de resultados negativos da equipa do Macedo de Cavaleiros não demonstra a sua qualidade. É uma equipa bem orientada e joga bom futebol. Sabíamos ser necessário dar o nosso melhor e continuar fiéis aos nossos princípios, sempre com muita entrega. Fizemos dois golos de bola parada e desperdiçámos algumas oportunidades que podiam ter dado mais tranquilidade. Foi um jogo equilibrado, em que ambas as equipas tiveram os seus momentos de superioridade, à imagem deste campeonato”.
O treinador do Macedo de Cavaleiros, Rafael Nascimento, considerou que só houve uma equipa com vontade de decidir o jogo. “O Macedo de Cavaleiros foi uma equipa que trabalhou com qualidade, mas mostrámos alguma intranquilidade sem bola. Há coisas que temos de melhorar, mas o Macedo foi a única equipa com ideias de jogo. Sofremos golos de bola parada, outra vez".
A equipa do técnico macedense apresentou algumas variantes no seu figurino e a escolha do técnico foi justificada. “Hoje mudei a equipa por um conjunto de vários fatores, sentimos faltar alguma presença na área e colocámos dois homens na área (Flávio e João). Esta estratégia é mais uma opção que podemos utilizar quando acharmos ser útil”.
Perante a contestação de alguns adeptos do clube, Rafael Nascimento reagiu com naturalidade. “A vida de treinador é assim. Estou tranquilo, desde o meu primeiro dia ao serviço do Macedo de Cavaleiros que dou sempre o meu melhor. Ninguém me pode acusar da falta de trabalho, se as pessoas forem minimamente honestas sabem onde e como perdemos pontos ou até onde fomos eliminados. Os adeptos só querem vitórias e golos. Estou aqui para conversar com o Presidente e entendermos o que é o melhor para o Macedo. Quando trabalhamos no limite temos sempre esperança. A situação não é fácil, mas também não é dramática”.
A próxima jornada reserva a receção do CA Macedo de Cavaleiros ao AFC Sta. Marta Penaguião, o Berço recebe o União SC Paredes. As partidas da 5.ª jornada estão agendadas para 31 de outubro, às 15h00.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato de Portugal Série B 21/22 4.ª Jornada
AR São Martinho – SC Mirandela 2-0
FC Tirsense – Amarante FC 0-1
CA Macedo de Cavaleiros – Berço SC 1-2
AC Vila Meã – USC Paredes 0-1
AFC Sta. Marta Penaguião – SC Vila Real 0-1
Classificação
J V E D P
2.º AR São Martinho 4 3 1 0 10
3.º Berço SC 4 2 2 0 8
4.º USC Paredes 4 2 1 1 7
5.º SC Vila Real 4 2 1 1 7
6.º SC Mirandela 4 2 1 1 7
7.º FC Tirsense 4 1 2 1 5
8.º AC Vila Meã 4 0 1 3 1
9.º CA Macedo de Cavaleiros 4 0 0 4 0
10.º AFC Sta. Marta Penaguião 4 0 0 4 0
Próxima jornada 5.ª 31/10/2021
Amarante FC-AR São Martinho; CA Macedo de Cavaleiros-AFC Sta. Marta Penaguião; SC Mirandela-AC Vila Meã; SC Vila Real-FC Tirsense; Berço SC-USC Paredes.
Ficha
CA Macedo de Cavaleiros 1
Berço SC 2
Estádio Municipal de Macedo de Cavaleiros
Árbitro: Carlos Silva
CA Macedo de Cavaleiros: Pedro Fernandes; Gabriel Branco, Allison Santos, Cláudio Mendes, Kika, Zé Nando (Alex Machado 54’), Flávio Barbosa (Afonso Souza 43’), João Loureiro, João Filipe, David Carvalho e Rúben Ferreira (Poias 67’).
Treinador: Rafael Nascimento.
Berço SC: José Lago; Gonçalo Silva, Davide Rodrigues (João Sampaio 28’), Túlio, Pablo Araújo, Silveira (Novais 67’), Miguel Silva, João Oliveira, Hélder Lopes (Reis 52’), Agyemang, Fernando Marques (Pedro Silva 67’).
Treinador: Fernando Martins.
Golo: Afonso Souza (49’); Miguel Silva (27’) e Gonçalo Silva (73’).