FUTSAL

Macedense garante empate arrancado a ferros nos minutos finais

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2021-10-24 11:29

A formação do Grupo Desportivo Macedense recebeu e empatou, por 4-4, com o Dínamo Sanjoanense, após recuperar de uma desvantagem de 1-4. A partida relativa à 7.ª jornada da 1.ª Fase da Série A do Campeonato Nacional de Futsal da 2.ª Divisão, que decorreu este sábado, provou a qualidade dos intervenientes e mostrou a imprevisibilidade que cativa os adeptos de futsal.

Perante os seus adeptos, o GD Macedense assumiu as rédeas do jogo, conseguindo chegar várias vezes com perigo à baliza do Dínamo Sanjoanense, culminando o seu pendor atacante com o golo de Patrick Simão, aos 9’, após excelente trabalho de Carlos Pires. A equipa visitante conseguiu sacudir a pressão e, aos 13’, o golo do ala Zé Paulo empatou a partida, dando alguma tranquilidade aos visitantes.

Antes do apito para o final do primeiro tempo, aos 17’, o árbitro Fábio Silva assinalou mão na área de Vítor Hugo. A responsabilidade de executar a grande penalidade coube ao veterano Simas, que não descartou a possibilidade de dar a vantagem à sua equipa. Um minuto volvido e Patrick esteve muito próximo de empatar, mas o remate do goleador bateu caprichosamente no poste.

Depois do intervalo, a equipa aveirense mostrou mais acerto e aumentou a diferença, aos 29’, com a assinatura do irrequieto Tiaguinho. A turma orientada por Rui Costa, perante a desvantagem, aplicou a utilização do 5.º homem. Esta estratégia parecia resultar, mas uma perda de bola deu ao brasileiro Simas a oportunidade de rematar perante uma baliza vazia, estava feito o 1-4.

A aposta do treinador do GD Macedense estava feita e os resultados iriam surgir, aos 33’, por intermédio de Patrick Erick. O brasileiro, de 23 anos, finalizou com uma “bomba” a boa jogada de envolvência do conjunto da casa. Sem resposta, o Dínamo Sanjoanense mostrou-se preso na ratoeira do quinto homem e sofre o 3-4, aos 37’, por Patrick.

O “bombardeamento” à área defendida por Babas continuava e voltou a dar resultado, aos 38’, com o golo do empate. Zé João acertou a mira e disparou para o golo que fechava as contas. Ainda nos segundos finais, Rafael Esteves esteve próximo de consumar a reviravolta, mas a bola resvalou na barra para fora.

André Crud, treinador do Dínamo Sanjoanense, reconheceu que a sua equipa falhou ao permitir a recuperação do GD Macedense. “Saímos de Macedo com o empate por culpa própria, criámos inúmeras situações para “matar” o jogo e não conseguimos finalizar. Ficámos com uma vantagem de 1-4 e depois foi uma desatenção total. Este empate é nossa culpa, mas principalmente a minha como principal responsável da equipa”. O técnico da equipa de São João da Madeira recusou a possibilidade de desgaste físico da sua equipa como justificação. “A minha equipa não teve quebra física, mas sim uma questão de desatenção num jogo controlado com possibilidade de golear. Não ganhei um ponto e perdi dois. Este empate é muito triste para as nossas pretensões.”

O técnico do GD Macedense, Rui Costa, não teve dúvidas quanto à melhor equipa em campo. “O jogo não se resume a esta fase mais emotiva no final. Na primeira parte só houve uma equipa que merecia estar a ganhar, é fácil de contar as oportunidades do Dínamo no primeiro tempo. O penálti assinalado foi uma mudança de critério muito infeliz, porque aconteceram outras situações não assinaladas. Esse momento colocou o resultado injusto ao intervalo, nós criámos e falhámos oportunidades que devíamos ter concluído. No segundo tempo, a equipa adversária foi uma equipa pragmática e cínica. Tivemos a humildade de pegar num 1-4 e em 7 minutos trabalhar o nosso movimento de base com o quinto elemento para chegar ao 4-4. Ambas as equipas tiveram muitas oportunidades, mas olhando para o jogo julgo que o justo vencedor seria o Macedense. A equipa do Dínamo não mostrou argumentos superiores aos nossos, hoje merecíamos os três pontos.”   

Com este resultado, o GD Macedense sobe à sexta posição, com 10 pontos, enquanto o Dínamo Sanjoanense desce agora para o terceiro posto da tabela classificativa, com 14 pontos somados à sétima jornada.

A próxima jornada está marcada para 30 de outubro e ditou a deslocação do GD Macedense a Águas Santas onde irá defrontar o Arsenal Maia, o Dínamo Sanjoanense recebe o Fafe.

Fotos: Guilherme Moutinho

 

Assinaturas MDB