Jornal do Agrupamento Abade Baçal considerado o melhor do país
O jornal Outra Presença, do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, recebeu, na semana passada, o primeiro prémio no concurso de jornais escolares do jornal Público, na categoria de jornal de Agrupamento.
Teresa Sá Pires, diretora do Agrupamento, mostrou-se “satisfeita” com o prémio.
“A direção do Agrupamento tem apoiado o jornal no seu formato em papel e online e ajudar neste tipo de iniciativas”, disse ao Mensageiro.
“Verdadeiramente, é simultaneamente um reconhecimento e um incentivo. Já lá vão 30 anos de jornal e, ao mesmo tempo, é um incentivo, como tem acontecido com os outros prémios do Público, para nos dar alento e não nos deixar esmorecer. Também nos dá alguma autonomia financeira e tem permitido comprar equipamento para o jornal”, explicou a responsável pelo jornal, Luísa Diz Lopes.
Este ano, o prémio foi de dois mil euros.
Apesar da pandemia, o trabalho não parou, apesar de condicionado.
“Os últimos dois anos foram particularmente difíceis porque praticamente só funcionou online. Não tivemos o incentivo de os alunos saírem da escola para fazer reportagens e entrevistas”, frisou a docente.
Carolina Teixeira é uma das alunas que tem colaborado com a edição deste jornal ao longo dos últimos quatro anos.
“Este prémio dá-nos mais responsabilidade”, contou ao Mensageiro.
No seu caso, tomou contacto com este projeto “através de colegas mais velhos”.
“Costumo ler notícias no computador e no Mensageiro e gosto. Acho que é importante e uma forma de conhecer melhor a sociedade”, precisou.
Ainda assim, seguir jornalismo não está nos seus planos.
“Não, quero seguir informática”, revela a aluna de 16 anos, que enalteceu, ainda, o apoio “da professora Luísa Lopes e da diretora do Agrupamento, Teresa Sá Pires”.