Festa do golo em Bragança vale liderança canarinha
O Grupo Desportivo de Bragança voltou a triunfar, este domingo (05), por 5-2, na receção ao Grupo Desportivo Mirandês, em jogo a contar para a nona jornada do Campeonato Distrital AF Bragança.
Privado do avançado Mantorras, saiu lesionado aos 5’, o Grupo Desportivo de Bragança não demonstrou a contrariedade e, logo aos 9’, ameaçou o guarda-redes Rúben Gonçalves. Paulo Roberto e Fernando Ícaro viram os seus remates esbarrar na muralha defensiva da formação visitante.
A resposta mirandesa não tardou e, aos 16’, um forte pontapé de Francisco Cardoso passou a centímetros do poste da baliza defendida por André Reis.
Depois das ameaças surgiu o golo, aos 21'. Helton Massaro, avançado brigantino, aproveitou um ressalto para disparar a contar. Estava feito o primeiro golo no Estádio Municipal de Bragança.
Aos 41’, surge o segundo golo do Bragança, convertido por Paulo Roberto. Lance polémico, com a equipa mirandesa a pedir falta de Lisboa sobre Francisco Cardoso, na recuperação de bola que origina o contra-ataque mortífero.
Antes do intervalo, aos 43’, Caramba Conté com um disparo forte à entrada da área reduz a diferença e relançou a partida minutos antes da saída para descanso.
Contudo, a festa dos adeptos da casa não tardaria. Um minuto de jogo após o reatar da partida surge o golo de Fabien Capelo. Uma “bomba” do meio da rua a culminar um bom trabalho ofensivo dos brigantinos.
Com a partida vibrante e com cada lance disputado no limite, o Grupo Desportivo Mirandês voltou ao jogo à passagem do minuto 48. O brasileiro Cleyson Santos colocou o resultado em 3-2 na conversão de um livre direto.
Aos 62’, numa jogada de Fernando Ícaro pela direita surge o quarto golo dos canarinhos, o brasileiro tocou para o meio e Paulo Roberto aproveitou para assinar o bis na partida.
Nos minutos finais, o Bragança em clara vantagem física e renovado pelas substituições acentuou o domínio e o quinto golo parecia uma questão de minutos. Esta ideia for confirmada, aos 91’, por Fernando Ícaro. O brasileiro aproveitou um livre cobrado por Marco Trigo para selar a vitória com um chapéu a Rúben Gonçalves.
No rescaldo do encontro, teve a palavra Lopes da Silva. O técnico do Bragança mostrou-se agradado com o resultado e com a exibição. “Efetuámos um bom jogo, talvez um dos melhores da época contra um adversário difícil e bem organizado. Tivemos uma postura diferente do encontro anterior, somos uns justos vencedores e esperamos contar com esta dinâmica nos próximos jogos. O árbitro errou como todos erram e não digo isto porque ganhei. O futebol é constituído por erros e acertos, mas nada pode contestar a nossa vitória,” acrescentando que “o nosso plantel é grande em número e qualidade, podemos trocar de jogadores sem baixar os níveis de rendimento. É importante ganhar e jogar com qualidade, é para isso que trabalhamos diariamente. Tenho confiança em todos os meus jogadores”.
Vítor Fernandes, treinador do GD Mirandês, lembrou as dificuldades vividas no seio do plantel e lamentou a exibição do árbitro Valter Pino. “A minha equipa tem passado muitas dificuldades, mas estivemos aqui de cabeça erguida e tenho de dar os parabéns aos meus jogadores. Demonstrámos o nosso futebol, princípios e ideias de jogo. Fomos, em grande parte do jogo, superiores ao Bragança, especialmente na primeira parte. Tenho pena é que a Associação de Futebol de Bragança pareça estar a dormir ao nomear este árbitro para um encontro destes. Jurei não falar de arbitragens, mas depois do que vi é inevitável. Houve duas equipas a "dar espetáculo", enquanto a equipa de arbitragem não esteve à altura do jogo e prejudicou ambas as equipas. Os erros de arbitragem condicionaram o jogo, principalmente no lance do segundo golo do Bragança. Lutamos diariamente contra diversas contrariedades, como lesões e a Covid-19, o que não facilita os treinos e isso reflete-se nos jogos. A minha equipa é jovem num plantel em construção, mas garantimos lutar em todos os campos pelos três pontos”.
Com este resultado, o GD Bragança mantém a liderança com 25 pontos, seguido por Rebordelo com 24 pontos. A turma de Nuno Loureiro bateu o Carção com um bis de Ronaldo e não desarma na luta pelo título distrital.
O Campeonato regressa no próximo domingo, dia 12 de dezembro, com a 10.ª jornada. O líder Bragança visita o FC Vinhais, orientado por Nuno Fernandes que reforçou o seu lugar no pódio com a vitória em Vimioso, por 1-3.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 9.ª Jornada
Águia FC Vimioso - FC Vinhais 1-3
FC Carrazeda - Vila Flor SC 1-3
GD Bragança - GD Mirandês 5-2
ADC Rebordelo-CDC Carção 2-0
GD Sendim-AE Africanos 3-0
Minas de Argozelo- GD Moncorvo 1-3
Classificação
J V E D P
2.º ADC Rebordelo 9 8 0 1 24
3.º FC Vinhais 8 6 1 1 19
4.º GD Sendim 9 4 2 3 14
5.º GD Mirandês 7 3 2 2 11
6.º CDC Carção 9 3 1 5 11
7.º Minas de Argozelo 9 3 1 5 10
8.º Águia FC Vimioso 8 2 3 3 9
9.º Vila Flor SC 7 2 1 4 7
10.º GD Moncorvo 9 1 3 5 6
11.º AE Africanos 8 1 2 5 5
12.º FC Carrazeda 9 0 0 9 0
Próxima jornada 10.ª 12/12/2021
FC Vinhais-GD Bragança; Vila Flor SC-Águia FC Vimioso; GD Mirandês-GD Sendim; AE Africanos-ADC Rebordelo; CDC Carção-Minas de Argozelo e FC Carrazeda-GD Moncorvo.
Ficha
GD Bragança 5
GD Mirandês 2
Estádio Municipal de Bragança
Árbitro: Valter Pino
GD Bragança: André Reis; Veiga, Macky, Michel, Adolfo (Silas 85’), Fabien Capelo (Marco Trigo 85’) , Lisboa (Ruizinho 71’), Nuninho (Ruizinho 73’), Mantorras (Fernando Ícaro 5’), Paulo Roberto (Luccas 85’) e Hélton.
Treinador: Lopes da Silva.
GD Mirandês: Rúben Gonçalves; Ramon, Zacarias, Vinícius (Razminia 64’), Francisco Cardoso, Caramba Conté, Alexandre Soares (Diogo Gomes 45’), Magalhães, Cleyson Soares, Jorge Barros (Ricardo Diz 64’) e Gancho (Guilherme Moreira 83’).
Treinador: Vítor Fernandes.
Golos: Helton Massaro (21’), Paulo Roberto (40’ e 62’), Fabien Capelo (46’) e Fernando Ícaro (91’); Caramba Conté (43’) e Cleyson Santos (48’).