Feira promove produto ex-libris do concelho
Negócio da alheira ultrapassa os 30 milhões de euros. Produção e venda ajudou a criar 600 postos de trabalho no concelho.
Este fim de semana, o Município e a Associação Comercial e Industrial promovem mais uma feira da alheira, em pleno centro da cidade (Parque do Império), com três dias de inúmeras atividades paralelas ao certame.
São esperados mais de meia centena de expositores, com destaque para os produtores de alheira certificada e as cozinhas regionais. “Estamos a falar do produto que mais visibilidade traz à nossa cidade”, refere o presidente da autarquia.
Os números falam por si. As dez empresas produtoras, dez cozinhas regionais e cerca de 20 lojas de vendas, “criaram 660 postos de trabalho e o volume de negócios ultrapassa os 30 milhões de euros anuais”, garante António Branco para quem o fator diferenciador dos outros produtos de fumeiro, é que “não se pode falar em produção ou venda sazonal, porque as fábricas trabalham todo o ano”, adianta o edil.
Ter sido eleita uma das sete maravilhas da gastronomia nacional, aumentou a procura. “Antes disso, saíam de Mirandela 100 toneladas de alheiras por mês, agora a mesma quantidade sai todas as semanas”, garante.