Derrota caseira do Macedense adia decisões para a última jornada
A equipa de futsal feminino do Grupo Desportivo Macedense desperdiçou, este sábado, uma oportunidade soberana de garantir, desde já, a qualificação para a 2.ª Fase da Taça Nacional de Futsal Sénior Feminino ao perder, por 1-4, frente ao Futsal Campo, na 4.ª jornada da 1.ª Fase da competição feminina.
No Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros, o conjunto orientado por António Fernandes mostrou dificuldades em responder à estratégia defensiva da equipa visitante e, logo aos 3’, o golo de Adriana Barbosa, a culminar um contra-ataque venenoso, mostrou que as barcelenses traziam a lição bem estudada.
Apesar da equipa da casa dominar na posse de bola, os processos de transição ofensiva eram lentos e as oportunidades escasseavam. Aliás, só ao minuto 18, na única jogada onde a velocidade foi nota dominante, chegou ao golo do empate. Um cruzamento perfeito de Ana Ladeira permitiu o golo da igualdade para Levz.
Na saída de bola, no mesmo minuto, uma falta de concentração defensiva ditou o 1-2. Ana Barbosa de costas para a baliza é carregada, na área, por Ana Correia, grande penalidade prontamente assinalada, que Ana Barbosa executou com precisão.
No segundo tempo, o equilíbrio foi nota dominante e os golos só voltaram a aparecer nos minutos finais da partida. Aos 37’, Soraia Miranda, de livre direto, com a “colaboração” da barreira marcou o terceiro golo das minhotas.
A história do encontro ficou escrita, aos 38’, com o golo de Mónica Rego, assinando o 1-4 final.
António Fernandes, técnico do GD Macedense, apontou o dedo às causas da derrota, mas garantiu que nada está perdido. “Neste jogo correu tudo mal. A atitude, o compromisso e o comportamento não foram os desejados. Não consigo explicar o que aconteceu, pergunto-me se o fator casa teve importância, sei que não estivemos em jogo. Falhámos a construir jogadas ou a acelerar o jogo, mas continuamos a acreditar. Este era um jogo importante, mas ainda falta uma jornada e vamos com a ambição de conseguir um resultado positivo e passar à próxima fase”.
O treinador do emblema macedense aproveitou para acrescentar ser importante pensar seriamente na modalidade para garantir presenças auspiciosas nas provas nacionais. “É importante pensar na nossa realidade e conseguir estratégias para aumentar o ritmo competitivo. Essa competição não é conseguida com treino, mas sim com jogos. A solução poderia ser enquadrar as equipas do nosso distrito na AF Vila Real ou integrar as nossas equipas no campeonato nacional de juniores masculinos, o que daria outra dimensão e ritmo competitivo às nossas atletas”.
O técnico do Futsal Campo, Tiago Peixoto, não escondeu a felicidade em conseguir uma vitória que ofereceu a liderança e garantiu a passagem à próxima fase da competição. “Na primeira volta, perdemos, por 1-5, contra o Grupo Desportivo Macedense. Esse resultado deixou marcas e neste jogo vínhamos focados em “vingar” esse resultado. Estudámos bem o adversário e apostámos no contra-ataque para vencer a partida, o que resultou em pleno. Conseguimos assegurar o objetivo da passagem à segunda fase da Taça Nacional Sénior Feminina de futsal e estamos muito felizes por este feito”.
Com este resultado, o Futsal Campo lidera a Série A com 6 pontos em 3 jogos e recebe, na próxima jornada, o ‘lanterna vermelha’ Casa do Povo de Freixo. Esta partida relativa à 5.ª jornada está agendada para o dia 16 de abril, às 19h30.
O Grupo Desportivo Macedense fecha a Série A, no dia 30 de abril, com o Casa do Povo de Freixo, em São Julião de Freixo. Os macedenses somam 4 pontos em 3 jogos, enquanto as meninas do Freixo só alcançaram 1 ponto em dois jogos realizados. Relembramos que, os dois clubes melhor classificados de cada série, num total de dezasseis clubes, são apurados para a 2.ª Fase.
TAÇA NACIONAL SÉNIOR FEMININA FUTSAL
1.ª Fase – Série A
JGS V E D GM GS PTS
1 Futsal Campo 3 2 0 1 7 6 6
2 Gd Macedense 3 1 1 1 8 7 4
3 Casa Povo Freixo 2 0 1 1 2 4 1
Foto: Guilherme Moutinho