Covid-19: Dia com 190 casos novos no distrito
A semana termina com mais um dia negro para o distrito. O boletim diário das autoridades de saúde relativo a esta sexta-feira indica que, de ontem para hoje, registaram-se 190 novos casos de infeção, número bem superior ao de recuperados que não ultrapassou os 73.
Sendo assim, em 24 horas aumentou em 117 o número de casos ainda ativos da doença que agora atingiu os 1738.
A tendência de subida dos últimos dias acentuou-se de uma forma transversal aos 12 concelhos do distrito, já que todos têm agora mais casos ativos do que ontem.
Entre novos casos e recuperados o concelho de Bragança tem agora mais 45 casos ativos, fruto dos casos positivos detetados no lar de Salsas e no lar privado de Nogueira. Vinhais mais 23. Miranda do Douro mais 16. Vila Flor mais 13. Mirandela e Mogadouro somam mais 9 casos ativos, cada. Carrazeda de Ansiães regista um aumento de 8 casos. Freixo de Espada à Cinta mais 7. Alfândega da Fé tem mais 5. Macedo de Cavaleiros mais 3 casos ativos. Já Torre de Moncorvo e Vimioso registam agora mais 1 caso.
Em Mirandela, nas últimas horas, foram confirmados mais três casos positivos do novo coronavírus de elementos do corpo ativo dos bombeiros voluntários de Mirandela, totalizando agora 8 casos de infeção, depois de, ontem, já terem sido detetados cinco casos.
A notícia é confirmada pelo comandante da corporação. “Esta sexta-feira, houve mais três casos de infeção do Sars-Cov-2 e estamos ainda a aguardar o resultado laboratorial de mais um bombeiro que foi testado”, adianta Luís Carlos Soares.
Para além destes casos, há ainda dois elementos que estão em isolamento profilático por serem considerados contactos de risco. Em consonância com a autoridade de saúde pública local, foi decidido testar, no domingo, os restantes bombeiros que integram o corpo ativo que é constituído por 69 elementos.
O comandante não esconde a sua apreensão com a situação e lamenta que os bombeiros não tenham sido incluídos na primeira fase do programa da administração da vacina contra a covid-19. “Na melhor das hipóteses, os bombeiros só vão receber a primeira toma em fevereiro, quando são eles que transportam diariamente doentes suspeitos e confirmados de covid-19”, desabafa Luís Carlos Soares.
O mais recente boletim das autoridades de saúde dá conta que o concelho de Mirandela tem agora 316 casos ainda ativos.
Números totais: de 14 de março até esta sexta-feira já foram confirmados 8193 casos. Recuperados são agora 6329. Óbitos são 126 (contagem já não é atualizada há mais de duas semanas) e restam agora 1738 casos ainda ativos.
Confira os casos por concelho e as freguesias com maior incidência:
BRAGANÇA 483 (UF da Sé, Santa Maria e Meixedo 290. UF de Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova 52)
MIRANDELA 316 (Cidade de Mirandela 228, Carvalhais 23, Vale de Telhas 9, Vale de Salgueiro 7, Torre de Dona Chama 7, Múrias 7, UF Avidagos, Navalho e Pereira 5, Cabanelas 5, Mascarenhas 4, Passos 4, Suçães 4, UF Avantos e Romeu 3)
MOGADOURO 200 (115 em Mogadouro, 12 em Peredo Bemposta, 12 em Penas Roias
MIRANDA 168 (Miranda 71, Palaçoulo 32)
MACEDO 130 (Macedo 61, UF Talhinhas e Bagueixe 14)
ALFÃNDEGA 127 (Cerejais 49, Vilarelhos 39)
VINHAIS 126 (Agrochão 51, Vinhais 16)
VILA FLOR 97 (UF de Vila Flor e Nabo 34, UF Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas 12)