Cónego Silvério Pires apresentou obra sobre a Senhora do Amparo
Em plena festa da cidade de Mirandela, em honra de Nossa Senhora do Amparo, o Cónego Silvério Pires apresentou, no passado domingo, a sua mais recente obra literária: o livro sobre a história e devoção a Nossa Senhora do Amparo, com edição da Câmara Municipal.
O cenário não podia ser o mais apropriado, já que a apresentação aconteceu depois da novena e no interior do Santuário de Nossa Senhora do Amparo, na cidade do Tua.
Para além de uma verdadeira relíquia histórica para Mirandela, o Cónego Silvério Pires aproveitou para lançar algumas “reivindicações” que acha pertinentes. “Não podemos envolver o livro em paninhos de água morna”, adiantou.
“A minha primeira intenção foi purificar a memória e ter um tom interventivo, porque não tem havido o zelo de completar aquilo que falta ao santuário e agora como temos aquela linda praça jardinada é o espaço ideal para ter uma cruz alta de Nossa Senhora do Amparo, em mármore branco e sugeri que fosse feita através de uma subscrição pública. Também relativamente à cidade, era necessária uma estátua de homenagem ao Padre Sales que foi o historiador de Mirandela, ele foi o grande devoto da Senhora do Amparo, ele escreveu tudo sobre ela”, afirmou.
Para além disso, o Cónego Silvério Pires desafiou a confraria de Nossa Senhora do Amparo a avançar com o processo da elaboração de novos estatutos. “Os atuais estão completamente ultrapassados”, acrescentou.
O autor mirandelense pretende guiar o leitor pela história e pela devoção a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da cidade do Tua, através de um contexto alargado em que se situa esta devoção: passando pelos seus historiadores, pela sua história, arquitetura, iconografia, as diversas expressões da sua devoção (poesia, música, iconografia).
Para além do autor, a cerimónia de apresentação contou com a presença do executivo municipal, liderado por Júlia Rodrigues, e do Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. Nuno Almeida.
O prelado deixou um agradecimento ao autor. “Temos nas nossas mãos uma preciosa obra “Nossa Senhora do Amparo”.
Este livro existe porque temos a dita de ter na nossa diocese o Cónego Silvério Pires, homem de fé, devoto de Nossa Senhora, apaixonado pela sua Terra e pelas suas gentes.
Aqui nos oferece mais uma preciosa referência na história de Mirandela e da nossa diocese de Bragança-Miranda. Um grande bem-haja!”, frisou D. Nuno Almeida.
“Nossa Senhora do Amparo
Que dais a quem vos vem ver?
Dou-lhe a água do meu rio
E o amparo enquanto viver.
Com esta obra podemos todos crescer no amor filial para com Nossa Senhora, que invocamos amorosamente como Senhora do Amparo”, concluiu o bispo de Bragança-Miranda.