Diocese

Alunos de EMRC realizaram fim de semana hospitaleiro em Braga

Publicado por Dina Pinto em Qui, 2023-12-21 10:12

Entre os dias 15 e 17 de dezembro, um grupo de alunos de EMRC de Bragança deslocou-se a Braga com o intuito de participar no Fim de semana hospitaleiro, cujo tema “vem Ver” desafiava os jovens a mergulhar na experiência de hospitalidade, enquanto acolhimento e entrega, ao mesmo tempo que os convidava a aprofundar a compreensão e interação no contexto complexo da doença mental.

Desafiados por essa experiência imersiva, os alunos colaboraram na promoção da saúde e na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas assistidas (tal como proposto na missão da Instituição) desenvolvendo, designadamente, atividades de vida diária com os utentes, atividades de acompanhamento e proximidade, atividades de lazer, ludo-terapêuticas e de socialização (como sejam passeios, teatro, dança, música, informática, entre outras), assim como auxílio nos cuidados de higiene e distribuição de refeições.
A tarde de sábado foi marcada pela participação na festa de Natal, preparada com dedicação e esmero pelos utentes de várias unidades da Casa de Saúde.

Além das atividades práticas, os alunos foram convidados a momentos de reflexão e partilha de testemunhos, explorando o significado da hospitalidade, a complexidade da saúde mental e como compreender o que se passa na mente de alguém em situação de doença mental. A ênfase na proximidade, no reconhecimento da individualidade e na valorização das relações humanas permeou esses momentos de reflexão.

Nos vários testemunhos partilhados, cada um dos jovens relatou aprendizagens extraordinárias acerca de vínculos estabelecidos, especialmente sobre a importância de “reparar” na pessoa para além da sua situação de doença, desconstruindo o conceito de normalidade. Uma experiência que permitiu aos jovens (re)conhecer e aprofundar o carisma da Hospitalidade, expresso através de experiências de serviço solidário, alegre e gratuito, junto das pessoas fragilizadas e necessitadas.

A avaliação global da experiência fez sobressair palavras como “gratidão”, “descoberta”, “genuína” e “extraordinária”, refletindo a profundidade do impacto em cada participante.

Assinaturas MDB