Javali em vinho tinto com especiarias
Muitas são as pessoas sobretudo os caçadores que me pedem receitas novas para servirem o javali, aqui fica uma que espero que faça as delícias sobretudo em boa companhia e será sem dúvida um prazer. É um prato forte de aromas, sabores próprios para um convívio em que os homens predominem ou senhoras mais ousadas.
- 1.200 g de javali em pedaços sem osso
- 2 l de vinho tinto trasmontano (lembre-se que mau vinho não faz boa comida)
- 2 dl de vinho do Porto ruby
- 2 folhas de louro
- 1 raminho de alecrim
- 3 cravinhos da Índia
- raspa de noz moscada
- raspa de meia laranja
- carqueja q.b.
- tomilho fresco q.b.
- sal q.b.
- 20 grãos de pimenta preta esmagada
Marine o javali nas especiarias, nos vinhos e nos restantes ingredientes, deixando-o assim durante um dia.
Leve ao lume um tacho com azeite, quando quente junte a cebola e os alho picado a carqueja e deixe alourar, escorra bem o javali e coloque no refogado, abafe e deixe estufar um pouco, verta a marinada, retire a carqueja e as folhas de louro e deixe cozinhar em lume muito brando.
Quando estiver bem cozinhado o javali, junte as batatinhas salteadas em banha e as castanhas salpicadas com alecrim fresco e salsa.
Que lhe faça bom proveito!
PS: já agora não perca no dia 18 de Dezembro pelas 23h na RTP1 o documentário sobre a chegada dos portugueses às ilhas Molucas à quinhentos anos, apresentado pelo escritor Gonçalo Cadilhe, e fique a perceber melhor sobre a importância das especiarias e o porque das nossas viagens pelo mundo …