A opinião de ...

O Aníbal celebra a “Partida” dos escuteiros… para o Seminário

Caminho…
O Aníbal celebra a “Partida” dos escuteiros… para o Seminário
Sábado, 16 de julho, pelas 17h, o Agrupamento XVIII encontrou-se na Igreja de Santa Maria, no Castelo, Bragança, para a Missa de agrupamento. Após a bênção final, o Agrupamento, reconhecido, entregou a condecoração do CNE, “Nó de Mérito”, ao Caminheiro Aníbal Fernandes. O Aníbal destacou-se no seu percurso escutista, vivendo e aproveitando o melhor que o escutismo tinha para lhe oferecer.
Exemplo para os outros escuteiros, pois não se preocupou somente com a farda e a formação técnica escutista, cuidando também da animação, formação e crescimento na fé, como salientou o Assistente do Agrupamento XVIII, Pe. Calado Rodrigues, na homilia. Este ano, dinamizou, com a assistência do Agrupamento, a ação “à [Re]Descoberta da Fé”, um projeto inédito em 14 encontros de formação, com diferentes testemunhos de fé cristã e que terminou no passado dia 15 com a sessão final e entrega de diplomas.
O cerimonial da “Partida” marca o final de um percurso escutista, o ato pelo qual Clã e Agrupamento reconhecem que o Caminheiro está apetrechado, com as ferramentas necessárias, para ingressar na vida ativa, para ser um “Homem Novo”, “Sempre Alerta para Servir” na sociedade. A “Partida” coincide com o culminar da sua vida académica, com a conclusão da licenciatura em Direito. O Aníbal não vai nem estagiar com um patrono, nem continuar nos escuteiros [embora tendo para si que “escuteiro uma vez, escuteiro para sempre”], mas em setembro ingressa no Seminário Internacional da Fraternidade Sacerdotal de S. Pedro na Alemanha.
Boa Caça, Aníbal e até sempre!

Pioneiros do Agrupamento XVIII em preparação para o ACANAC do Centenário
A Comunidade de Pioneiros realizou nos dias 20/21 de julho um Hike de preparação para o próximo ACANAC que se realiza daqui a poucos dias no CNAE, em Idanha a Nova. Optando pela navegação noturna, no sentido de evitar as horas de maior calor, os jovens Pioneiros percorreram a periferia urbana da cidade de Bragança, em autonomia, construindo o seu abrigo num dos locais definidos com as autoridades dada a situação de alerta contra incêndios.
Foram pouco mais de 15km com recurso a carta topográfica, através da navegação por azimute e coordenadas de Mercator. Nem o calor, nem o cansaço lhes tiraram a alegria de pernoitar na natureza transmontana!

A Seguir!
Partida para o ACANAC
No domingo dia 31, pelas 14h, estaremos de partida para o Acampamento Nacional. Seremos 58 do Agrupamento a viver mais esta aventura!

Edição
3893

Assinaturas MDB