Nordeste Transmontano

ULS garante serviço de pediatria 24 horas por dia, 7 dias por semana

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 2023-02-03 09:30

Em resposta à petição criada por duas mães residentes em Bragança pedindo a melhoria de condições da urgência pediátrica do hospital de Bragança, a Unidade Local de Saúde do Nordeste garante que aquela valência funciona “24 horas por dia, sete dias por semana”.

“A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste assegura a permanência de especialistas em Pediatria nas equipas dos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica, salvaguardando o melhor atendimento a todas as crianças e jovens do distrito de Bragança com necessidade de observação e acompanhamento por esta especialidade.

No caso concreto da Unidade Hospitalar de Bragança, é garantida Pediatria de Urgência 24 horas por dia durante os 7 dias da semana, sendo as equipas médicas do Serviço de Urgência Médico Cirúrgica compostas por dois pediatras, que desenvolvem a sua atividade assistencial no Serviço de Urgência, no apoio à Sala/Bloco de Partos e no apoio ao Internamento de Pediatria fora das horas normais de serviço. O atendimento aos doentes em idade pediátrica nos Serviços de Urgência Médico-Cirúrgica da ULS do Nordeste segue os protocolos clínicos em vigor, sendo todas as situações que reúnem critérios clínicos observadas por um médico Pediatra. Os doentes que permanecem no Serviço de Urgência em observação (OBS) são orientados por um especialista de Pediatria, o qual é também responsável pela alta ou internamento do doente. Por sua vez, os casos de doença ligeira - que são a grande maioria dos doentes em idade pediátrica que recorrem aos Serviços de Urgência com situações clínicas consideradas não urgentes, motivo pelo qual poderiam ser atendidos nos Cuidados de Saúde Primários - são observados por um médico de Urgência Geral de serviço na área pediátrica, com o apoio permanente da especialidade de Pediatria, sempre que a situação clínica o justifique”, garante a ULS, em resposta escrita enviada ao Mensageiro.

No mesmo documento, a ULS garante que “a equipa médica do Serviço de Urgência Geral foi reforçada, sendo que um dos elementos está habitualmente escalado para a área da Pediatria”, frisa ainda.

“Em relação aos tempos médios de espera no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica na Unidade Hospitalar de Bragança, para a área pediátrica, encontram-se dentro dos parâmetros recomendados, com raras exceções em dias com afluência muito superior ao normal e com um maior número de doentes críticos.

Na ULS do Nordeste, e em particular na Unidade Hospitalar de Bragança, os pediatras do quadro hospitalar desenvolvem a sua atividade assistencial no Serviço de Urgência, na Consulta Externa, no Internamento (Enfermaria Geral e Neonatologia) e no Hospital de Dia.

Também prestam diariamente colaboração no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia, na Sala/Bloco de Partos.

O Serviço de Urgência dispõe de um circuito independente para a Pediatria, que inclui sala de espera e sala própria de OBS para doentes em idade pediátrica.
Os espaços físicos da Urgência Pediátrica vão ser abrangidos pelas obras de requalificação que estão a decorrer no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica da Unidade Hospitalar de Bragança, o que permitirá uma ampliação das áreas dedicadas a doentes em idade pediátrica e seus acompanhantes.

A ULS do Nordeste, no âmbito daquela que é a sua missão, promove a melhor assistência à população em geral e às crianças e jovens em particular, numa ótica de proximidade, assegurando a prestação de cuidados de saúde de qualidade e em segurança”, conclui.

Assinaturas MDB