Mirandela

Sílvio Santos reeleito presidente dos bombeiros até 2026

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2023-12-07 11:11

Na passada segunda-feira, Sílvio Santos foi reeleito para mais um mandato de três anos à frente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários e Cruz Amarela de Mirandela.

Na liderança da associação, desde 2020, quando sucedeu a Marcelo Lago, nas eleições antecipadas, Sílvio Santos apresentou agora a única lista concorrente à eleição dos corpos gerentes. “A minha equipa diretiva mostrou-se disponível para continuar a abraçar esta causa e fazia todo o sentido depois de termos conseguido nestes três anos estabilizar a associação em termos financeiros e organizativos”, refere o presidente reeleito.

O bancário de 49 anos apresenta precisamente a mesma equipa na direção, enquanto na Assembleia-Geral, há a registar as saídas do atual presidente, José António Ferreira, e do vice-presidente, Humberto Cordeiro, ambos por razões pessoais, entrando para os seus lugares, Sobrinho Teixeira e Deolinda Ricardo.

Já no conselho fiscal, o atual presidente, Luís Beleza, é substituído por Mário Nascimento, entrando também Tiago Ribeiro para vice-presidente, um cargo que, em 2020, foi ocupado por Almiro Teixeira, que faleceu, este ano.

A principal prioridade para o novo mandato é avançar com obras de requalificação no quartel. “Há falhas que já são urgentes de tratar, nomeadamente as camaratas, masculinas e femininas, que são exíguas, mas o quartel não tem espaço que nos permitam ampliar, pelo que temos de, em conjunto com os técnicos, requalificar da melhor forma o espaço para que os voluntários tenham as condições necessárias e dignas para exercer o seu trabalho”, afirma.

A associação já tem um orçamento considerável, que, em 2024, será de 1,6 milhões de euros, conta com mais de meia centena de profissionais, que já implica uma folha salarial de 500 mil euros anuais, contando atualmente com 15 elementos nas três Equipas de Intervenção Permanente.

Sílvio Santos já tem um historial de ligação à corporação mirandelense, dado que entre 1996 e 1999 foi bombeiro voluntário no corpo ativo e durante o mesmo período foi assistente de contabilidade da associação.

Entre 1999 e 2006 chegou a ser adjunto de comando e entre 2006 e 2013 assumiu as funções de 2º comandante do corpo ativo da corporação.

Assinaturas MDB