Bragança

Semana do Audiovisual do IPB procura aproximar agentes do setor na região

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2023-10-26 09:58

A realização da I Semana do Audiovisual do Instituto Politécnico de Bragança, que decorre até esta sexta-feira, pretende aproximar e reunir os agentes do setor presentes na região de forma a poderem ser criadas sinergias para trazer projetos maiores para o Nordeste Transmontano.

O evento arrancou na passada segunda-feira, com uma conferência do fotógrafo Pedro Rego.

“Queremos fomentar o audiovisual, começando por mostrar o que a nossa região tem de bom. Às vezes vemos o que há por aí mas não conhecemos os colegas. Este programa surge para que, no futuro, possamos trazer filmes e festivais aqui para a cidade”, explicou Roseane Matos que, juntamente com Hugo Silva, são os responsáveis pelo evento.

Ambos são alunos de Animação e Produção Artística no IPB.

“Isto pode funcionar como catalisador de eventos. A nossa proposta é que as pessoas fiquem aqui na cidade”, sublinhou Roseane, natural do Brasil.

Ao longo da semana são várias as temáticas abordadas.

“Vamos ter apresentação de fotógrafos, de pessoas ligadas ao audiovisual, para trocar ideias, formas de captar dinheiro, formas de usar o audiovisual no social”, explicou ao Mensageiro.

Roseane Matos acredita que o uso de elementos audiovisuais está muito pouco aproveitado pelas empresas da região. “Em termos sociais, falar não é tudo, é preciso usar imagens, fotos. Às vezes, um formato de propaganda, ou com sorriso, até pode ajudar, por exemplo, uma vítima de violência doméstica a sentir-se encorajada a denunciar.

As instituições usam pouco o audiovisual. É uma ferramenta que poderia ser muito melhor aproveitada. Ainda há muita dispersão”, sublinhou.

Hoje será abordada a pós produção e amanhã fala-se nos produtores de audiovisuais da região, com Afonso de Sousa e Paulo Barrigão.

“Espero que cada vez mais nos possamos juntar e fazer grandes coisas”, concluiu Roseane Matos.

O evento decorre no pavilhão do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), em Bragança.

Assinaturas MDB