DESPORTO ADAPTADO

Recorde de inscrições marca quinta edição do Torneio de Atletismo Adaptado

Publicado por Guilherme Moutinho em Qua, 2024-12-04 12:44

O campo de atletismo do Instituto Politécnico de Bragança foi palco, esta quarta-feira, da quinta edição do Torneio Distrital de Atletismo Adaptado. Este evento, integrado nas comemorações da Semana da Deficiência, promove a inclusão através do desporto e é organizado pela Academia do Centro Social Paroquial dos Santos Mártires (CSPSM), em parceria com a Associação de Atletismo de Bragança (AAB).

A edição deste ano foi a mais concorrida até à data, registando um recorde de 80 participantes, provenientes de instituições dos distritos de Bragança e Vila Real. Entre os participantes destacaram-se utentes de organizações como o CSPSM, ASCUDT, CEE, APADI, APPACDM Mirandela, CERCIMAC, APPACDM Valpaços, A2000 Murça e Espaço Mais.

Sérgio Afonso, treinador de atletismo adaptado dos Santos Mártires e impulsionador do torneio, destacou o impacto da iniciativa. "Este evento, que chega agora à quinta edição, integra-se numa estratégia de promoção do desporto inclusivo. Começámos com uma competição distrital, mas já alcançámos um âmbito regional com a adesão de instituições de Vila Real. Este ano superámos todas as expetativas. É gratificante ver mais instituições a juntar-se a este desígnio do desporto inclusivo, que ajuda a estabelecer pontes com a sociedade e a reforçar a autoestima e realização pessoal das pessoas com deficiência. O desporto desperta motivação e ajuda os participantes a superarem obstáculos num ambiente de convívio e partilha."

José Costa Pereira, presidente da Associação Nacional de Desporto para o Desenvolvimento Intelectual (ANDDI), também marcou presença no evento, que coincidiu com o 34.º aniversário da instituição. "Esta é mais uma das muitas ações que a ANDDI promove. Em parceria com o CSPSM e a AAB, mostramos como o desporto, de forma lúdica, pode ser um motor de inclusão e bem-estar. Iniciativas como esta ajudam a fomentar a autonomia social e individual, tornando-se um veículo privilegiado para a inclusão. Começámos com quatro instituições do concelho e já abrangemos organizações de toda a região."

Rodolfo Moreno, presidente da AAB, reforçou o papel do desporto como ferramenta de inclusão. "Este é um evento inclusivo no âmbito do atletismo, com quatro provas que proporcionam momentos únicos. Desde o início que a AAB se associa a esta iniciativa, e é com grande satisfação que vemos o torneio crescer de seis atletas na primeira edição para 80 participantes este ano."

As provas realizadas incluíram o lançamento do peso, o salto em comprimento, a corrida de 100 metros e a corrida de 1000 metros.

No lançamento do peso, os vencedores foram Marco Afonso, do CSPSM, em masculinos, e Marisa Borges, do CEE, em femininos. No salto em comprimento, os triunfos foram de Rufino Campião, da APADI, em masculinos, e Mónica Santos, do CSPSM, em femininos. Na corrida de 100 metros, Ângelo Silva, do CEE, destacou-se entre os homens, enquanto Andreia Fernandes, da APPACDM, venceu em femininos. Já na corrida de 1000 metros, os vencedores foram Ângelo Silva, novamente em masculinos, e Maria Anjos, da APADI, em femininos.

Esta iniciativa contou com o apoio do Município de Bragança, da União de Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo, do Instituto Politécnico de Bragança, do Instituto Português da Juventude e do Desporto, da ANDDI e do Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência da Diocese de Bragança-Miranda.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB