Prémios de empreendedorismo mostram ideias inovadoras
Aproveitar o bagaço de azeitona ou da uva para produzir carvão ativado ou uma substância natural que permite o crescimento acelerado de plantas foram algumas das ideias em destaque na 21.ª edição do Concurso regional de Ideias Poliempreende, que este ano decorreu em Macedo de Cavaleiros, no âmbito da primeira edição da Agro Summit.
O Ecocarv foi o projeto vencedor e promete chegar ao mercado dentro de um ano de forma a aproveitar matéria prima que se encontra na região.
Este projeto, de quatro alunos brasileiros do Instituto Politécnico de Bragança, recebeu dois mil euros de prémio e ainda irá representar o IPB no concurso nacional, em setembro, na Madeira. “Vimos que o carvão pré-ativado não tem só potencialidades de valorizar e agregar valor ao resíduo mas sim em ser vendido e no tratamento de águas residuais ou na incorporação de outros materiais como fármacos ou pasta de dentes. A ideia é passar do papel à prática”, explicou Ana Paula Ferreira, porta-voz do grupo. A ideia foi encubada em março