Pós pandemia trouxe mais gente à Feira do Cordeiro de Coelhoso
A 11.ª edição da Feira do Cordeiro de Coelhoso (Bragança) foi das mais procuradas e a que atraiu mais gente nos últimos anos, agora que a pandemia de covid-19 deixou de criar constrangimentos à circulação de pessoas.
“Temos mais gente do que no ano passado, o que tem a ver com a dinâmica que se está a consolidar. Pretendemos recuperar do tempo da covid. Consegue-se perceber na atitude das pessoas, que estão mais à vontade e mais disponíveis. Nota-se que ultrapassaram esse problema e temos de aproveitar essa dinâmica nova”, frisou João Paulo Matos, presidente da junta de freguesia de Coelhoso.
A feira contou, este ano, com 16 expositores, enquanto que o concurso de gado ovino teve 25 participantes (mais um do que em 2022) e 200 animais a concurso.
“O número de expositores é significativamente maior. Temos casa cheia”, sublinhou, considando que “este evento é importante para a freguesia em vários aspetos”. “Em primeiro lugar, na divulgação da própria aldeia, que é importante para darmos a conhecer o que fazemos de bem e o que temos para vender. Também tem uma componente mais social, pois é nesta feira que juntamos as pessoas que estão fora todo o ano para conviver e para criar alguma vontade em construir cá. O despovoamento é o grande desafio do mundo rural. Temos de arranjar forma de o ir combatendo”, sublinhou o autarca local.
Já o presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias, sublinha que este ano já “não há essa preocupação [com a covid] e isso é bom para a atividade económica do concelho, nomeadamente para a parte da pecuária, tão importante neste território”.
“Temos de estar sempre disponíveis para continuar a dar o nosso contributo para a organização deste tipo de eventos. Para além de contribuírem para a dinamização económica, dinamizam as próprias localidades, como é o caso de Coelhoso. Este, sendo um evento que associa a parte pecuária àquilo que são os produtos endógenos, ainda é mais valorizado. As pessoas gostam deste tipo de iniciativas e estarão sempre disponíveis para ajudar em tudo o que tem a ver com a dinamização das localidades”, disse.
Outra das novidades deste ano foi o regresso das chegas de touros, que á foi uma tradição também em Coelhoso.