Paulo Roberto salva o ponto em período de descontos
Em encontro realizado no Estádio Municipal de Bragança, relativo à 3.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança Pavimir, o Grupo Desportivo de Bragança não foi além do empate a uma bola frente ao Grupo Desportivo de Sendim.
Antes do apito inicial, cumpriu-se um minuto de silêncio em memória de Mara Ramos. Uma homenagem sentida à jovem natural de Bragança que perdeu recentemente a luta contra um cancro da mama.
Os minutos iniciais mostraram a tendência do jogo, o Bragança apresentou-se com as linhas muito subidas, perante uma defesa do Sendim que se mostrou sólida. O primeiro lance de perigo é favorável à equipa visitada e ocorre, aos 24’, após cabeceamento de Michel a aproveitar um pontapé de canto de Nuninho. A equipa sendinense apostava na inspiração da dupla ofensiva, formada por Bruno Aguiar e Diego Oliveira, chegou ao golo, aos 28’, numa jogada muito rápida em que Diego assistiu Bruno Aguiar para o golo que chocou os adeptos da casa.
A fechar o primeiro tempo, aos 46’, Nuninho esteve perto de dar o empate à equipa de Lopes da Silva, mas o remate saiu por cima da baliza defendida por Armando.
Na segunda parte, o GD Bragança demonstrou disposição de dar a volta aos acontecimentos e esteve perto de garantir o equilíbrio no marcador. Com apenas dez minutos decorridos do segundo tempo, Luís Lisboa esteve por duas ocasiões perto de faturar. O Grupo Desportivo de Sendim enquanto teve pernas mostrou sempre competência e, aos 64’, Bruno Aguiar esteve perto de ampliar a vantagem.
Na etapa final, Lopes da Silva mexeu muito na equipa e a partir daqui o jogo teve sentido único. As ocasiões de golo começaram a suceder-se junto da baliza visitante, com Mantorras, aos 88’, a causar muito perigo a responder de cabeça ao cruzamento de Adolfo.
Já perto do apito final e com dez minutos de descontos atribuídos pelo árbitro da partida, o Grupo Desportivo de Bragança consegue o empate. Na sequência de uma bola parada, Litcha serve Paulo Roberto para o golo que valeu o ponto solitário. O avançado brasileiro faturou de cabeça o seu primeiro e importante golo da corrente época.
Após a partida, André Irulegui, treinador do GD Sendim, não escondia algum desalento e explicou a razão. “A nossa equipa não tem as mesmas armas que o Bragança. Esta equipa voltou a mostrar que tem uma alma gigante. Jogámos no sacrifício nos últimos 20 minutos, com dez jogadores, tínhamos um jogador lesionado e não havia substituto. Aguentámos o resultado até quase ao final, 100 minutos de desconto é um exagero. Arrancar um ponto em Bragança é sempre bom, mas nestas circunstâncias fica alguma azia”.
Do lado brigantino, Lopes da Silva, não poupou críticas ao desempenho dos seus jogadores e às constantes paragens que decorreram durante a partida. “A equipa adversária é muito experiente com jogadores rodados nesta divisão e outras, mas achei ridículo a sistemática utilização do antijogo. O árbitro tem de ter mais pulso nestas situações. Conseguimos um ponto no final do jogo, é melhor empatar que perder, mas este empate é muito amargo. Hoje não saímos vitoriosos por falta de qualidade e empenho, recuperaremos estes pontos em outros campos. As camisolas não ganham jogos, somos um clube de referência, mas temos de honrar esta camisola. Este campeonato é difícil e perder pontos em casa obriga a ganhar fora”.
Na próxima jornada, agendada para o dia 31 de outubro, o GD Bragança viaja à casa do líder Rebordelo, mas antes cumpre calendário frente ao FC Carrazeda, em jogo relativo à 2.ª jornada do Campeonato Distrital. O jogo de acerto de calendário está marcado para o dia 24 de outubro, às 15h00.
Rebordelo lidera Campeonato Distrital após vitória caseira
Nos outros jogos da 3.ª jornada do Campeonato Distrital AF Bragança, o ADC Rebordelo confirmou o bom momento e somou a sua terceira vitória consecutiva. No Campo de Jogos de Rebordelo, Ednan Muniz (32’) e o bis do goleador Ronaldo Cruz (61’ e 68’) reforçaram a liderança dos homens comandados por Nuno Loureiro. A equipa do Águia FC Vimioso ainda conseguiu equilibrar a partida, aos 47’, com o golo de André Mendy, mas a expulsão do defesa Zanella dificultou a tarefa. O avançado senegalês ainda conseguiu o bis na partida, aos 72’, mas foi insuficiente para consumar a reviravolta.
Em Vinhais, a equipa de Nuno Fernandes garantiu a primeira vitória ao vencer o GD Moncorvo, por 3-1. André Félix em tarde inspirada assinou o hat-trick (55’, 67’ e 93’) e a conquista dos três pontos perante os seus adeptos. O GD Moncorvo marcou o seu tento de honra por Saúl Carvalho, aos 78’.
Em terras mirandesas, no Estádio Santa Luzia,o GD Mirandês empatou com o Carção a uma bola. A equipa da casa até marcou primeiro por Cleyson Santos, aos 23’, mas Nuno Faiões restabeleceu a igualdade no reatar do segundo tempo, aos 49’.
Fotos: Guilherme Moutinho
Campeonato Divisão de Honra Pavimir AF Bragança 2021/22 3ª Jornada
GD Bragança – GD Sendim 1-1
FC Vinhais – GD Moncorvo 3-1
GD Mirandês – CDC Carção 1-1
ADC Rebordelo – Águia FC Vimioso 3-2
Vila flor SC – Minas de Argozelo Adiado (26 Out.)
FC Carrazeda – AE Africanos Adiado (6 Fev.)
Classificação
J V E D P
2.º CDC Carção 3 2 1 0 7
3.º GD Mirandês 3 1 2 0 5
4.º GD Sendim 3 1 2 0 5
5.º GD Bragança 2 1 1 0 4
6.º FC Vinhais 3 1 1 1 4
7.º GD Moncorvo 2 0 1 1 1
8.º Águia FC Vimioso 3 0 1 2 1
9.º Minas de Argozelo 2 0 1 1 1
10.º AE Africanos 1 0 0 1 0
11.º FC Carrazeda 1 0 0 1 0
12.º Vila flor SC 2 0 0 2 0
Próxima jornada 4.ª 31/10/2021
GD Moncorvo-Vila Flor SC; GD Sendim-FC Carrazeda; Minas de Argozelo-Águia FC Vimioso; AE Africanos-GD Mirandês; CDC Carção-FC Vinhais e ADC Rebordelo-GD Bragança.
Ficha
GD Bragança 1
GD Sendim 1
Estádio Municipal de Bragança
Árbitro: Christian Rodrigues
GD Bragança: André Reis; Adolfo, Michel, Veiga, Macky (Fernando Ícaro 74’), Luís Lisboa (Litcha 85’), Estanga (Luccas 70’), Nuninho, Hélton (Kevin 74’), Mantorras e Paulo Roberto.
Treinador: Lopes da Silva.
GD Sendim: Armando;Valentim, Rhuan, Caio (Edilzo 55’), Iuri, Genê, Leandro, Luan (Beto 63’), Cipriano, Bruno Aguiar (Alex Sander 77’) e Diego Oliveira.
Treinador: André Irulegui.
olos: Bruno Aguiar (28’); Paulo Roberto (90’+9).