Bragança

Pão por um euro para a Liga Portuguesa Contra o Cancro

Publicado por . em Qui, 2022-10-13 10:18

Para assinalar o Dia Mundial do Pão, a padaria Pão de Gimonde, com o apoio da Moagem Afonso Lopes, vai estar na Praça da Sé, em Bragança, no próximo sábado, para vender mil pães, pelo preço simbólico de 1 euro, a unidade, com o objetivo de angariar verbas para Liga Portuguesa Contra o Cancro.

A iniciativa acontece antes do Dia Mundial do Pão (que se assinala no dia 16 de outubro), e desta forma também se estimula o consumo de pão saudável.
A ideia surgiu no ano passado e o sucesso da iniciativa levou a Padaria Pão de Gimonde e a Moagem Afonso Lopes a repetir a iniciativa solidária única. “Decidimos trabalhar em conjunto, a Moagem Afonso Lopes fornece gratuitamente a farinha e a Pão de Gimonde trata da confeção do pão. Vamos fazer a massa, que ficará 24 horas em repouso para ser cozida na madrugada de sábado”, explicou a responsável pela Pão de Gimonde, Elisabete Ferreira.

A ideia é fazer mil pães que serão doados durante a manhã de sábado na Praça da Sé.

Lembrando que A FAO - A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - recomenda que o consumo anual de pão seja de cerca de 100 quilos ano, para adultos e 75 quilos ano para as crianças, a empresária lamenta que os números estejam longe do recomendado: “Infelizmente os valores são de cerca de 25 a 30 kg por ano, o que nos preocupa a todos os que trabalham na fileira no cereal”, sublinha.

A Padaria de Gimonde trabalha com massa mãe. “Praticamos nos nossos processos produtivos tempos de fermentação longos, sem adição de aditivos, e com baixo teor de sal, aqui entra uma maior digestibilidade, um menos índice glicémico, logo sacia mais”, descreveu a empresária.

Assinaturas MDB