Os proprietários agrícolas do Felgar pedem acessos condignos no perímetro da barragem
Proprietários agrícolas do Felgar, no concelho de Moncorvo, reclamam acessos condignos para evitar as grandes deslocações que têm de percorrer diariamente para chegar às suas propriedades que ficaram isoladas com a construção da barragem do Baixo Sabor.
“A União de Freguesias do Felgar e Souto da Vela era a única que tem território nas duas margens da albufeira do Baixo Sabor. Com a construção da barragem, os terrenos agrícolas da margem direita do rio estão abandonados por falta de acessos condignos. Os que ainda são cultivados obrigam a percorrer grandes distâncias”, explicou o membro fundador da Associação de Proprietários do Baixo Sabor e Lagos do Sabor, José Rachado.
De acordo com o também proprietário agrícola, no Baixo Sabor não é possível contornar o perímetro da albufeira porque os acessos ficam distantes.
“Tenho várias propriedades na margem direita, umas nas proximidades umas das outras, mesmo assim tenho que percorrer vários quilómetros para lá chegar, dentro da mesma freguesia. Isto é inadmissível. Se olharmos para as propriedades mais distantes, começam a ficar abandonadas e o perigo de incêndio é uma preocupação constante, tal como o que aconteceu em 2013”, vincou José Rachado.