Miranda do Douro

Obras no Museu da Terra de Miranda no valor de 1,1 ME iniciaram-se esta quinta-feira

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-11-17 17:41

As obras de remodelação e ampliação do Museu da Terra de Miranda (MTM), em Miranda do Douro, no distrito de Bragança, orçadas em 1,1 milhões de euros, tiveram início esta quinta-feira.

“Esta intervenção e ampliação, no montante de 1,1 milhões de euros, vem marcar uma nova etapa da história do museu, sendo um desafio de mudança numa altura em que esta unidade museológica assinala o 40.º aniversário”, explicou a diretora do MTM, Celina Pinto.

De acordo com a responsável, esta intervenção vem proporcionar “condições dignas ao funcionamento desta instituição, que se quer capaz de cumprir a sua missão museológica de conservação, salvaguarda, interpretação e comunicação do património cultural, assim como o reforço de constituição de equipas, de parcerias e redes de trabalho, objetivando o desenvolvimento de um trabalho estrutural”.

“A intervenção visa a criação de novos conteúdos, permitindo a aproximação a uma nova museologia, mais contemporânea, mais sensitiva e mais interativa, sentida e partilhada num espaço de referência que ultrapassa a dimensão local”, vincou Celina Pinto.

O MTM é detentor de um potencial “incondicionalmente único no contexto nacional”.

“Acreditamos que esta intervenção poderá contribuir para o reforço da coesão territorial e para o incremento do turismo e do desenvolvimento da região do Planalto Mirandês”, disse a diretora do museu.

O MTM encontra-se temporariamente instalado, desde o passado mês de agosto, no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro.

“A mudança de instalações justifica-se com a intervenção de remodelação do atual edifício, bem como dos edifícios adjacentes, adquiridos para suportar a ampliação do museu”, frisou Celina Pinto.

A intervenção representa um investimento de cerca 1,1 milhão de euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Norte 2020, e resulta de uma candidatura apresentada pela Direção Regional de Cultura do Norte para remodelação do MTM.

O prazo de execução da intervenção é de 14 meses.

O MTM é um museu etnográfico localizado na cidade de Miranda do Douro que está localizado no centro histórico desta cidade transmontana e encontra-se instalado na antiga Domus Municipalis da cidade.

O MTM foi fundado por António Maria Mourinho, e a sua abertura ao público ocorreu a 18 maio de 1982.

Assinaturas MDB