Nove farmácias ajudam famílias carenciadas a adquirir medicamentos
A campanha solidária de angariação de fundos “Dê Troco a Quem Precisa”, promovida pela Associação Dignitude, arrancou, na segunda-feira, nas farmácias aderentes do distrito de Bragança e termina no próximo dia 21 de dezembro. A iniciativa convida a população a doar o troco das compras realizadas nas farmácias.
O montante angariado pela ação “será integralmente aplicado na aquisição de medicamentos prescritos para famílias carenciadas abrangidas pelo Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”, explica a Associação Dignitude em comunicado enviado às redações.
“Com a crise económica e social que estamos a viver e a sentir, e à semelhança de outras já ultrapassadas, sabemos que as dificuldades em adquirir a medicação necessária a uma vida com qualidade se vão acentuar e, tantas vezes, essa medicação vai ser sacrificada, pondo em causa a saúde de milhares de portugueses”, escreve aquele associação.
Atualmente, a rede abem conta com 5 entidades referenciadoras no distrito de Bragança: A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda (Bragança); Município de Alfândega da Fé: Município de Carrazeda de Ansiães; Município de Mirandela e Município de Torre de Moncorvo.
No distrito de Bragança, “já apoiámos 896 beneficiários a aceder, sem custos, aos medicamentos prescritos. Neste distrito, existe uma rede de 19 Farmácias abem: e já foram dispensadas 85.780 embalagens de medicamentos no âmbito do Programa”, revela a Dignitude.
É também possível apoiar esta iniciativa a qualquer momento, através de transferência bancária para o IBAN: PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7 ou ainda através de MB WAY: 932 440 068.
Esta é uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia.
A Associação Dignitude é uma instituição particular de solidariedade social que tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses. O abem: Rede Solidária do Medicamento é o primeiro Programa promovido pela Associação Dignitude.
São Associados Promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica e a Associação Nacional das Farmácias. Através de protocolos institucionais, juntaram-se ao projeto a Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, a União das Misericórdias Portuguesas, a Associação de Farmácias de Portugal e a Associação Nacional de Municípios Portugueses.
O abem: está presente em todos os distritos do país e regiões autónomas. Assenta numa rede de parcerias que assegura o circuito solidário do medicamento. Qualquer pessoa em situação de carência pode ser referenciada ao Programa pelas entidades locais, que vão desde Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, a IPSS e outras instituições da área social. Depois de referenciado, o beneficiário tem acesso ao Cartão abem: bastando apresentá-lo numa farmácia abem: para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem receitados. A despesa realizada é coberta pelo Fundo Solidário, 100% dedicado à co comparticipação de medicamentos dentro do Programa, alimentado por uma campanha permanente de angariação de fundos.
A rede de Farmácias “Dê Troco a Quem Precisa”, no distrito de Bragança:
Farmácia Barreira (Vimioso)
Farmácia Liberal (Vimioso)
Farmácia Cruz Pires (Torre de Dona Chama – Mirandela)
Farmácia da Ponte (Mirandela)
Farmácia de Sendim (Miranda do Douro)
Farmácia Martins (Torre de Moncorvo)
Farmácia Nova (Mogadouro)
Farmácia Rainha do Douro (Carrazeda de Ansiães)
Farmácia Trigo (Alfândega da Fé)