Município integra projeto europeu para encorajar raparigas a praticar desporto
Projeto aprovado pela comissão europeia integra sete parceiros com funções diferenciadas. Mirandela será responsável pelo plano de comunicação e disseminação dos resultados.
O novo quadro comunitário de apoio, disponibiliza linhas de financiamento ao desporto, preferencialmente na área dos eventos desportivos, sem fins lucrativos, e nas parcerias estratégicas.
Nesse sentido, o setor do desporto do Município de Mirandela iniciou um processo de criação de uma rede de contactos a nível europeu para poder submeter, em parceria, projetos na área do desporto.
Dos oito apresentados, viu ser aprovado um deles: “Encouraging Girls Participation in Sports”, no âmbito do Programa “Erasmus +”, na área do desporto, em conjunto com os seis parceiros do Chipre, Itália, Inglaterra, Suécia, República Checa e Turquia.
Inicialmente, o projeto “irá analisar as principais razões do abandono da prática desportiva por parte das jovens raparigas, entre os 12 e os 16 anos, e, posteriormente, vão ser desenvolvidas propostas e metodologias, uma espécie de boas práticas, para diminuir a taxa de abandono entre as jovens adolescentes e ajudar a aumentar o número de raparigas que praticam desporto dentro da faixa etária do público-alvo”, explica Paulo Araújo, técnico superior de desporto da câmara de Mirandela
O projeto será liderado pela ENDAS, uma grande organização desportiva reconhecida pelo Comité Olímpico Italiano. Os restantes seis parceiros vão ter funções diferenciadas. O Município de Mirandela será a entidade responsável pelo plano de criação e gestão do website, redes sociais, plano de comunicação e imagem do projeto, bem como recolher dados relativos a estudos já efetuados no país”, adianta Paulo Araújo.