Torre de Moncorvo

Memória de Rogério Rodrigues recordada com livro de cartas

Publicado por AGR em Qui, 02/20/2025 - 09:46

O jornalista moncorvense Rogério Rodrigues, falecido em 2019, foi homenageado na passada segunda-feira, dia em que faria 78 anos, com o lançamento de um livro de cartas trocadas com o conterrâneo Paulo Salgado.
“O que reconheço em Paris sou EU - Cartas, poemas e outros textos dirigidos a Paulo Salgado” é o título do livro, que foi apresentado perante um auditório da biblioteca repleto de amigos e conhecidos.
“Era algo que eu devia àquele amigo, àquele grande poeta, àquele grande jornalista, pela amizade que teve comigo, por me considerar um destinatário das suas preocupações, dos seus problemas, das suas vicissitudes, pelas cartas que me enviou, pelos textos que me ofereceu, pelos poemas que me endereçou. Devia isto ao Rogério. Foi, de facto, um grande cidadão. Recordá-lo é algo que, nós moncorvenses e portugueses, podemos e devemos honrar. Honrar um homem que conseguiu superar-se a si próprio. Um homem que leu muito, que trabalhou muito”, sublinhou Paulo Salgado, colaborador do Mensageiro de Bragança.
“Costumava dizer que o jornalismo é feito de escavar, de morder.
Gostei das intervenções, da presença das pessoas de Moncorvo que vieram assistir. É uma homenagem que ainda não é a homenagem total que o Rogério merece”, destacou.

Assinaturas MDB