Miranda do Douro

Mecenas criam prémio anual para distinguir os melhores alunos de Língua Mirandesa

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2024-02-28 15:32

Uma família de mecenas com raízes no Planalto Mirandês criou um prémio anual para distinguir os melhores alunos da disciplina de Língua e Cultura Mirandesa que frequentam ou frequentaram o Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro.

De acordo com os promotores destes “Agabones”, (em português, elogio), o objetivo passa por distinguir os novos e antigos estudantes do 12º com média acima dos 16 valores que tenham frequentado a disciplina de mirandês no seu trajeto escolar.

Os mecenas do prémio são a família Schmidberger Fernandes, Aníbal Fernandes, nascido em Angueira, no concelho de Vimioso e sua esposa, Vera Schmidberger Fernandes, “os quais traduzem assim o amor e carinho que sentem pela cultura e língua mirandesa e desejam animar e incentivar os alunos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro ao estudo da língua mirandesa e sua consequente preservação, bem como recompensar o esforço e o mérito”, lês numa nota enviada ao Mensageiro pela Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa( ALCM).

“Neste primeiro ano, o prémio foi entregue a Noemi Esteves de Carvalho e João Barrosa Rodrigues, os quais passarão uma das semanas de férias de Páscoa nos Países Baixos, na cidade de Leeuwarden, região dos Países Baixos onde se fala Frísio, uma língua minoritária à semelhança do mirandês”, indica esta associação.

Os alunos serão acolhidos junto da Fryske Akademy, cujos membros prepararam uma semana de atividades e os acompanharão no seu desenvolvimento.

“Espera-se que os alunos possam ganhar outra visão sobre as línguas minoritárias na Europa e o papel que podem ou devem representar na construção europeia”, indica a ALCM.
Para a Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa, a iniciativa que enquadra institucionalmente os “Agabones”, e colabora com a Fryske Akademy no âmbito do projeto Erasmus + Ownership and Leadership: Pathway for (Endangered) Languages’ Use in School, com parceiros dos Países Baixos, Letónia e Noruega, “um processo de internacionalização da língua mirandesa”.

A disciplina de língua mirandesa é lecionada no Agrupamento de escolas de Miranda do Douro em todos os ciclos e anos escolares e no presente ano letivo frequentam a disciplina 78% da totalidade dos alunos matriculados.

De recordar que Portugal assinou a Carta Europeia das Línguas Regionais e Minoritárias em 2021, com o mirandês como língua enquadrada.

Assinaturas MDB