Mais de 150 crianças da cidade juntaram-se para ‘cantar os Reis’
Mais de 150 crianças de nove dos 11 infantários da cidade de Bragança juntaram-se, no passado dia 11, no salão da escola Emídio Garcia, para ‘cantar os Reis’.
Tratou-se da 12.ª edição do mini-festival infantil de Cantares dos Reis, organizado pelo jardim de infância do Centro Social Paroquial do Santo Condestável, de Bragança.
“O que pretendemos, com este evento, é transmitir aos mais novos as nossas tradições.
Depois, o convívio de todas as crianças, que têm uma noite diferente, em que estão todos juntos. Até para os pais é uma noite diferente”, explicou Sérgio Fernandes, mentor da iniciativa, ao Mensageiro.
Este ano foi o retomar da tradição presencial, depois de nos dois anos anteriores, devido à pandemia, o festival se ter realizado à distância.
“Na pandemia deixou de ser presencial, em que todos os jardins atuavam. Filmámos a atuação de cada um e, no final, fez-se um DVD com a compilação das várias canções”, explicou o mesmo responsável.
Este ano, participaram na iniciativa nove jardins de infância da cidade, ou seja, os três da Santa Casa da Misericórdia (S. João de Deus, Cinderela e Coxa), Cáritas, Santa Clara, Centro Escolar da Sé, Centro Escolar de Santa Maria, Santo Condestável e Santos Mártires.
Sérgio Fernandes considera que “para as crianças, estar em cima de palco ajuda a trabalhar a autonomia e a confiança”.
“Felizmente não é difícil cativar as escolas a participar, pois ainda mostram muita abertura”, concluiu.