FUTEBOL DISTRITAL

Macedo goleia Carção e parte em vantagem para a 2.ª mão da Taça Distrital (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 01/13/2025 - 12:04

O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros confirmou o favoritismo ao derrotar, este domingo, em casa, o Clube Desportivo e Cultural de Carção por 6-2 na 1.ª mão dos quartos de final da Taça Distrital da Associação de Futebol de Bragança.

A equipa macedense entrou em força e inaugurou o marcador logo aos 8 minutos, com Bruno Souza a aproveitar uma recarga após o remate acrobático de Lauro que embateu no poste. Um minuto depois, Mantorras ampliou para 2-0, aproveitando uma defesa adversária desorganizada.

O jogo baixou de intensidade, mas voltou a aquecer aos 30 minutos com o golo de Edison, que levantou protestos do banco do Carção por alegada falta de ‘fair-play’, uma vez que era solicitado que a bola fosse enviada para fora para assistência a Mantorras.

O Carção reagiu ainda antes do intervalo, reduzindo para 3-1 por uma grande penalidade convertida por Liedson, sancionada por mão na bola de Lauro.

No segundo tempo, o Macedo manteve o domínio. Edison bisou aos 50 minutos, aproveitando um erro defensivo do adversário, e Martim Frutuoso fez o 5-1 aos 61 minutos, após assistência de Bruno Souza. Kamara fechou a contagem dos golos do Macedo aos 87 minutos, cabeceando para o 6-1 após cruzamento de Herdeiro.

O Carção reduziu já nos instantes finais, com Rui Brinço, recém-entrado, a fazer o 6-2 aos 90 minutos.

No rescaldo da partida, André Irulegui, técnico do Macedo, valorizou o resultado, mas mostrou-se insatisfeito com a exibição da sua equipa. "Confirmámos o nosso favoritismo e provámos que somos melhores, mas não posso dizer que fizemos um bom jogo. Houve erros, passes precipitados, ansiedade e um ritmo ditado pelo adversário, que não é o que treinamos. Isto serve de alerta para jogos futuros, especialmente contra equipas mais fortes. Na segunda mão, queremos uma exibição mais consistente e conforme o nosso potencial."

Irulegui já olha para o próximo compromisso no Campeonato Distrital, onde o Macedo defrontará o Moncorvo na jornada 11. "Agora é altura de mudar o ‘chip’. Jogar assim em Moncorvo não será suficiente para garantir os três pontos. É fundamental melhorar rapidamente."

Do lado do Carção, Beto Silvestre reconheceu as limitações da sua equipa, mas destacou o esforço dos seus jogadores. "Sabíamos que seria um jogo difícil. Desde 16 de dezembro só conseguimos treinar duas vezes, além de termos vários jogadores lesionados. Mesmo assim, lutámos até ao fim e conseguimos marcar dois golos. Não perdemos a esperança de dar a volta em casa, mas para isso precisamos de recuperar fisicamente e estar mais preparados."

Beto Silvestre já antecipa também o próximo jogo do Carção, contra o Argozelo, e aponta os desafios da época. "O jogo com o Argozelo será mais um grande teste. Infelizmente, a paragem para o Natal não nos beneficiou, já que estávamos num bom momento antes da derrota com os Africanos. A equipa quebrou, e com tão poucos treinos é difícil apresentar melhor futebol. Temos qualidade, mas precisamos de maior consistência e seriedade nos treinos para fazer jus ao nosso potencial."

Nos restantes jogos, o Mirandela venceu o Vinhais por 1-0, com Ronaldo Cruz a decidir a partida. Em Rebordelo, a equipa da casa venceu o Mirandês por 2-1, com golos de Luiz Felipe e Frank, enquanto David marcou para os visitantes. Já o GD Cachão triunfou fora de portas frente aos Estudantes Africanos, por 2-1, com tentos de Ramon e Elvis. 

A segunda mão está agendada para 9 de fevereiro, com Macedo, Mirandela, Rebordelo e Cachão a partirem em vantagem.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB