Mirandela

Jorge Nozelos é o novo presidente da Direção da Associação D. Flâmula de Torre de D. Chama

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2023-11-13 10:14

Tomaram posse, no passado sábado, na biblioteca da vila de Torre de Dona Chama, os novos corpos sociais da Associação Dona Flâmula, para a defesa do património de Torre de Dona Chama, numa Assembleia-Geral que fechou um ciclo de trabalhos liderado por António Reimão, com destaque para as Jornadas sobre o Património e o Projeto “Tradições”, apoiado pela EDP, que possibilitou a inscrição da “Festa dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
A nova direção, liderada por Jorge Nozelos, pretende acima de tudo que “a investigação sobre o património material e imaterial de Torre de Dona Chama, seja uma premissa do plano de atividades, destacando para tal a necessidade de associar a este coletivo, especialistas em matéria de história, arqueologia, etnografia e antropologia”, refere aquela Associação em comunicado.
A vice-presidente, Patrícia Bernardo, ressalvou também “a necessidade de um trabalho em rede com associações locais, regionais e até internacionais para promoção de eventos e valorização patrimonial da freguesia e dos seus territórios, face às especificidades etnográficas e patrimoniais”.
Segundo o mesmo comunicado, “foram auscultados todos os presentes para sugestões de atividades a realizar em 2024 e 2025, que serão oportunamente divulgadas”.
No fecho desta Assembleia Geral, Luís Guimarães, no desempenho das funções de Presidente, agradeceu a todos os órgãos sociais cessantes o trabalho desenvolvido e deixou um alerta pertinente para “a união de todos os coletivos da Torre de Dona Chama, em prol do seu desenvolvimento”.
Recorde-se que, em Setembro de 2022, as Festas dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão de Torre de Dona Chama foram inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo publicação em Diário da República.
O distrito de Bragança tem agora duas festas relacionadas com os tradicionais mascarados com o estatuto de património cultural nacional, depois do Entrudo Chocalheiro dos Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros, que se tornaram, há quase três anos, Património Imaterial da Humanidade.
A decisão da Direção-Geral do Património Cultural relativa a Torre de Dona Chama foi publicada em Diário da República e destaca a “importância de que se reveste esta manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da identidade da comunidade envolvente e a sua profundidade histórica e evidente relação com outras práticas inerentes à comunidade”.
As festividades, que ocorrem no Natal na vila do concelho de Mirandela fazem parte das chamadas festas de inverno do Nordeste Transmontano, também conhecidas como Festas dos Caretos, dos Rapazes e de Santo Estêvão, que se prolongam do Natal ao Carnaval.
O pedido do registo no inventário nacional das festas de Torre de Dona Chama foi feito precisamente pela Dona Flâmula que agora passa a ter Jorge Nozelos, como presidente.
O processo para a inscrição no inventário nacional teve o apoio financeiro de um programa da EDP e da Câmara de Mirandela para os cerca de 20 mil euros gastos.
Novos órgãos sociais:
Direção
Presidente Jorge Nozelos
Vice-presidente Patrícia Bernardo
Tesoureiro João Gonçalo
Secretário/a Nélia Albano
Vogal Fernanda Reimão
Vogal Pedro Beato
Vogal Nuno Nogueira
Assembleia-Geral
Presidente: Luís Guimarães
1º secretário/a Manuel Gândara
2º secretário Alfredo Bernardo
Conselho Fiscal
Presidente Sérgio Figueiredo
Vogal Adérito Teixeira
Vogal Carla Pires

Assinaturas MDB