Bragança

IPB pode perder 28% dos estudantes por causa das novas regras de acesso

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-03-23 09:34

Se a nova proposta do governo para acesso ao ensino superior, que prevê que os alunos apresentem pelo menos duas provas específicas positivas em todos os cursos, passar o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) pode perder 28% de novos alunos, o que equivale a mais de 350 novas entradas. “O que vai deixar muitos alunos de fora porque não conseguem ter notas positivas em dois exames nacionais. Concluem o 12º, alguns até com boas notas, mas não conseguem entrar no superior porque não têm aprovação nos exames nacionais”, explicou o presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), Orlando Rodrigues.
O impacto desta medida foi calculado e é grande. “Com base nos números de 2019 cerca de seis mil alunos ficam de fora em todo o país. Nas instituições do interior o efeito é mais grave”, vincou Orlando Rodrigues.
Atualmente em 75% dos cursos só se exige uma prova de ingresso, embora haja cursos que exigem duas e Medicina até são três. Antes a pandemia os estudantes faziam quatro exames nacionais. “O Ministério da Ciência e do Ensino Superior quer que fixem pelo menos duas e o Ministério da Educação quer que três exames do secundário contem para a média final, mas com menos peso no total”, acrescentou.

Assinaturas MDB