Vinhais

Instituições sociais vão contar com apoio extraordinário de 10 e 15 mil euros

Publicado por Glória Lopes/AGR em Qua, 2022-11-30 10:05

A Câmara Municipal de Vinhais aprovou, em reunião deste órgão, uma proposta para que no ano de 2023, o setor social seja apoiado com uma verba extraordinária.

O município decidiu que cada lar do concelho receberá 15 mil euros e cada Centro de Dia terá direito a 10 mil euros.
"A pandemia que se faz sentir no mundo desde o fim de 2019 e a guerra que persiste na Ucrânia têm trazido graves consequências a diferentes áreas, entre as quais, as instituições sociais. O município de Vinhais entende que a área social é uma das mais fundamentais e vital na estratégia definida para o desenvolvimento do concelho. Assim, existem por parte da autarquia políticas de apoio a este setor, das quais salientamos os mais de 100 mil euros atribuídos no ano de 2022", anunciou a autarquia, em comunicado.

"Com esta verba, o município pretende continuar a apoiar um setor tão importante para o concelho, seja pelas valências que estas instituições têm para ajudar a população do concelho, seja pelas centenas de postos de trabalho que são também uma mais-valia para a fixação de pessoas", lê-se ainda.

Já os vereadores da Coligação ”Voltar a Acreditar” em Vinhais referem, também em comunicado, que “após uma discussão franca, em reunião de Câmara Municipal, foi possível acordar um apoio financeiro extraordinário.
Os vereadores a oposição estão preocupados com a condição financeira das instituições da área social no concelho. “Consideramos que é neste momento de maiores dificuldades que o Município deve ajudar quem mais precisa e merece.

Assinaturas MDB