Nordeste Transmontano

Foi suspensa a Carta de Perigosidade contestada por autarcas

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2023-03-23 09:17

A Carta de Perigosidade de Incêndios Rurais, indicativa dos locais de maior risco, que não agrada aos autarcas por ser “demasiado restritiva”, foi suspensa até 2024.
Em causa estão algumas regras como a que impedia a circulação de pessoas nas zonas de risco de incêndio, nomeadamente áreas florestais, nos dias em que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) fizesse previsões que indicativas de temperaturas elevadas e níveis de humidade propicias à ocorrência de fogos rurais, a proibição de fazer ceifas depois das 10h30 e limitações à construção.
No entanto, o Mensageiro apurou que essas cartas foram suspensas até ao próximo ano. Ficam em vigor, por agora, as dos planos municipais de defesa das florestas contra incêndios.
O secretário-geral da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, Rui Caseiro, disse ao Mensageiro que, entretanto, a Carta de Perigosidade foi suspensa. “Quando foi apresentada era limitativa para algumas atividades principalmente na nossa zona, que temos muita área classificada com alta e muito alta perigosidade. Agora foi apresentada uma nova metodologia e não vai vigorar aquela Carta de Perigosidade. Vão ser elaboradas novas, pelas comunidades intermunicipais, ICNF e pelos municípios. Temos até 2024 para elaborar cartas como deve ser. Até lá funcionam as que estão nos planos municipais de defesa das florestas contra incêndios”, indicou.

Assinaturas MDB