Mirandela

Festas da cidade regressam após dois anos de interregno

Publicado por Fernando Pires em Ter, 2022-06-28 10:15

Está apresentado o cartaz oficial das festas de Mirandela em honra de Nossa Senhora do Amparo que estão de regresso depois de a pandemia ter obrigado ao seu cancelamento nos últimos dois anos.
Aproveitando o último dia das verbenas dos santos populares, domingo à noite, a comissão administrativa da confraria de Nossa senhora do Amparo, anunciou o programa das festas que este ano, vão decorrer durante 14 dias, de 25 de julho a 7 de agosto.
A última romaria aconteceu no Verão de 2019, pelo que o comissário da comissão administrativa confessa que “já existe um sentimento de alegria ainda antes do regresso das festas” que Sílvio Santos acredita que vão ser um sucesso. “Por incrível que pareça ao fim de tantos anos que este grupo organiza as festas, é um sentimento de missão cumprida, porque têm sido meses muito difíceis, foi a pandemia e agora os tempos não estão fáceis e conseguirmos apresentar este cartaz é um orgulho enorme e acreditamos que vamos ter umas festas espetaculares”, afirma.
O orçamento ronda os 300 mil euros, uma aposta arrojada, reconhece. “2022 exigia este arriscar, esta esperança na própria realização do evento e vamos ter esperança que os mirandelenses vão estar connosco bem como as entidades oficias e acreditamos que não nos vão desamparar se eventualmente surgirem momentos mais complicados”, acredita.
Sílvio justifica este valor com o aumento significativo de todas as atividades inerentes à realização das festas. “Não é uma aposta excessiva, mas antes porque houve de facto uma subida dos custos com os artistas, com o espetáculo do fogo de artifício, com a iluminação de rua que tiveram subidas na ordem dos 30 por cento, comparativamente com 2019, e até tivemos de realizar alguns cortes, mas mesmo assim fomos felizes e conseguimos ter um cartaz competente e capaz”, assegura.
O Município vai contribuir para as festas com 108 mil euros, verba distribuída ao longo dos 12 meses deste ano. “Temos ainda custos indiretos com várias equipas a trabalhar nos momentos de festa e na limpeza, logo na manhã seguinte, o que implica um enorme esforço de todos”, sublinha a presidente da câmara que confessa aguardar com ansiedade o regresso da tradicional romaria.
“Estamos todos desejosos do regresso das festas da cidade e vamos divertir-nos em segurança, partilhando os momentos de fé que estão previstos, mas acima de tudo tendo um espaço de convívio e de partilha de momentos e recordações, que desde miúdos sempre tivemos aqui nas festas”, afirma Júlia Rodrigues.
Quanto aos espetáculos, os cabeças de cartaz são Carlão e Toy, mas há outros nomes como os Vira Milho, Quina Barreiros, ou Quem é o Bob.
Metade dos artistas são prata da casa, com a abertura a estar a cargo da Esproarte e das jovens cantoras mirandelenses Gabriela Lemos e Maria Sanhudo.
Como é de tradição, a marcha luminosa, a procissão, os bombos de Mirandela e o espetáculo pirotécnico musical voltam a ser as principais referências.

Assinaturas MDB