Bragança

Faltam contabilistas porque jovens fogem para outras áreas

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2022-11-10 11:02

A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) entregou na passada terça-feira medalhas aos membros do distrito de Bragança que este ano completam 25 anos de inscrição.
Ao todo foram 23 os contabilistas que em Bragança receberam esta distinção “que é uma grande homenagem a cada um”, explicou Paula Franco, bastonária da OCC, que presidiu à cerimónia realizada na delegação desta cidade, onde destacou a “importância da descentralização”.
No distrito de Bragança há cerca de 550 contabilistas certificados registados na OCC, mas começam a faltar profissionais em todo o país. “Muitos jovens fogem da profissão pela sua responsabilidade, pela sua exigência, e temos muita dificuldade em captar jovens e em reter talentos. Este é um dos grandes desafios que temos, porque nas grandes cidades já há falta de contabilistas”, explicou Paula Franco.
O pleno emprego e o leque diversificado de ciências económicas contribuem que muitos contabilistas optem por outras áreas. “Espero que nos próximos anos consigamos estimular os jovens a vir, mas estamos preocupados com a falta de contabilistas na área. Temos que pôr a contabilidade noutro patamar, mais bem remunerada, que é um fator essencial”, acrescentou.
O representante de Bragança na Assembleia Representativa considera que a profissão “é cada vez mais exigente, mas estão em falta porque muitos seguem outras vias e car

Assinaturas MDB