Nordeste Transmontano

Escolas vão receber bicicletas para incentivar a prática de estilos de vida saudáveis

Publicado por GL em Qui, 2022-10-13 10:26

As escolas de Bragança ainda não começaram a receber as bicicletas e capacetes que fazem parte do novo projeto do Ministério da Educação que contempla 259 estabelecimentos de ensino a nível nacional.

Os diretores dos Agrupamentos de Escolas Emídio Garcia e Miguel Torga, ambos em Bragança, indicaram ao Mensageiro que não têm indicação sobre quando esse material será entregue.

No caso da Miguel Torga, Fátima Fernandes, a diretora, explicou que faz sentido a escola receber os kits porque além de terem a modalidade no desporto escolar, no ano passado dinamizaram uma atividade de visitação do património do concelho em passeios de bicicleta.

Carlos Fernandes, diretor do Agrupamento Emídio Garcia, referiu que os foram pedidos os dados à escola em setembro.

A entrega das bicicletas está a ser feita no âmbito do programa Desporto Escolar sobre Rodas que tem objetivo garantir que os alunos quando acabam o 6.º ano sabem andar de bicicleta.

Até 2024, todas as escolas públicas com 2.º ciclo (5º e 6º ano) do ensino básico vão receber bicicletas e capacetes.

Segundo informação do Ministério da Educação as entregas já começaram este mês.

Cada escola irá receber dois kits, cada um com dez bicicletas e dez capacetes, nomeadamente três bicicletas roda 16”; três bicicletas roda 20”; três bicicletas roda 24”; uma bicicleta roda 26”.

O programa envolve o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação. “Esta estratégia assenta na urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável, nomeadamente, garantindo que todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, potenciando esta forma de mobilidade ativa e suave, bem como promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público”, indicou o Ministério.

A disponibilização dos kits será faseada a partir de setembro de 2022 e terminará em 2024, contando com a supervisão da Direção-Geral da Educação (através da Estrutura do Desporto Escolar). A missão do projeto prevê que todos os alunos aprendam a andar de bicicleta durante a escolaridade obrigatória.

Assinaturas MDB