ATLETISMO

Corta mato distrital do desporto escolar apurou alunos para o nacional

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2022-11-23 11:30

Perto de 400 alunos das escolas do ensino básico e secundário de todo o distrito de Bragança e ainda do agrupamento de escolas de Vila Nova de Foz Côa marcaram presença, na segunda-feira, na zona verde do Parque Dr. José Gama, em Mirandela, para participar no Corta Mato Distrital do Desporto Escolar, que serviu para apurar os representantes desta região para o Corta Mato Nacional, agendado para os dias 10 e 11 de março, do próximo ano, em Vale de Cambra.

Para participarem nesta prova, cada escola organizou e apurou os seus representantes. Tendo estado envolvidos, nessa fase concelhia, cerca de 2.500 alunos, cada escola apurou os seis primeiros classificados por escalão género.

Previa-se a presença de aproximadamente 500 participantes, entre alunos e professores. O número rondou os 400, muito por culpa do mau tempo que se fez sentir. Estas provas que envolvem tantas escolas, é sempre difícil de alterar porque a logística é muito grande e apesar de não estarem reunidas as melhores condições climatéricas, ainda assim a pista está boa e as provas correram bem”, referiu Marina Esteves, Coordenadora Local do Desporto Escolar de Bragança e Côa, que organizou a prova em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mirandela, e da Câmara Municipal.

Esta é a prova de maior adesão desportiva escolar do distrito de Bragança, mas Marina Esteves sublinha que o principal objetivo não é a parte competitiva, mas antes proporcionar vivências diferentes. “A função do desporto escolar não é fazer campeões, isso é para os clubes, nós fazemos a função de captar, de lhes incutir o gosto pelas modalidades e depois de terem uma prática desportiva regular que sigam para os clubes e façam o resto do percurso. Se conseguirmos isto, estamos a cumprir a nossa função”, afirmou.

(Artigo completo disponível para assinantes ou na edição impressa)

Assinaturas MDB