Diocese

Cónego Abílio Augusto Miguel morreu aos 94 anos

Publicado por Redação em Seg, 2019-10-14 09:26

Faleceu no passado sábado o Cónego Abílio Augusto Miguel, aos 94 anos de idade. O funeral teve lugar ontem em Ifanes, concelho de Miranda do Douro, sua terra natal.
O cónego Abílio fez os estudos de Teologia nos Seminários de Santarém, Almada e Olivais (Patriarcado de Lisboa).
Ordenado presbítero em 27 de março de 1948, por D. Abílio Vaz das Neves, formou-se em Direito Canónico na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Mais tarde fez dois cursos intensivos também sobre Direito Canónico e Direito Processual, na Pontifícia Universidade de Salamanca.
Pároco de Samil, São Pedro de Serracenos e Alfaião (Bragança) lecionou no Seminário Maior de S. José, no Colégio Diocesano de S. João de Brito, no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, na Escola Comercial e Industrial, bem como na Escola Augusto Moreno, em Bragança.
Examinador Pró-sinodal e defensor do Vínculo (1952) foi Promotor da Justiça e Chanceler da Cúria Diocesana durante mais de 6 décadas.Secretário Episcopal, assistente da Cáritas Diocesana e de vários movimentos foi nomeado Vigário Episcopal da Cúria, em 1979. Um ano mais tarde, tornou-se diretor do jornal “Mensageiro de Bragança”.Em 1982 foi nomeado Arcipreste de Bragança e em 1983 tornou-se Vigário Geral. Entre 1984-1988 exerceu o cargo de Vigário Judicial.

Cónego Capitular e membro do Conselho de Conciliação, desde 1985, viria a integrar (em 1993) o Tribunal Colegial assumindo também a moderação da Cúria.

Membro da Comissão Municipal de Arte e Arqueologia integrou igualmente a Comissão Diocesana de Arte e Cultura.

Assinaturas MDB